Yamaha TY-E, Trial Ecológico

A TY-E é a nova moto de trial da Yamaha que recorre a um motor eléctrico para a sua propulsão. Resulta do trabalho de desenvolvimento fora dos âmbitos convencionais da marca e participa já este ano na Taça FIM Trial-E.

A Yamaha anunciou o desenvolvimento da moto trial eléctrica TY-E. Concebida para optimizar as vantagens únicas associadas com a energia eléctrica, a nova TY-E irá competir pela primeira vez na Taça FIM Trial-E de 2018, com presenças agendadas em Auron, na França, a 14-15 de Julho, e em Comblain au Pont, na Bélgica, a 21-22 de Julho. Kenichi Kuroyama, que actualmente compete na IA Super class do Campeonato de Trial All Japan, irá representar a Yamaha Factory Racing Team em 2018. A TY-E estará em exposição no stand da Yamaha Motor no Salão de Motor de Tóquio.

Feita “fora de horas”

Com nova tecnologia avançada, a TY-E veio directamente do programa “I&D” da empresa, no qual os funcionários do departamento têm a oportunidade de trabalhar fora dos âmbitos convencionais e dedicar até 5% das suas horas laborais ao desenvolvimento de novos e inovadores conceitos. Aqui, a Yamaha focou-se num modelo de trial para competição e trabalhou no seu desenvolvimento para ajudar a ultrapassar os problemas típicos de desenvolvimento de VE (veículos eléctricos), tais como conseguir uma elevada potência a partir de componentes pequenos e leves, e usufruir do elevado binário de saída de forma a criar uma máquina de condução fácil, reactiva e controlável.

As principais características da TY-E

Para garantir performances elevadas em todo-o-terreno, a TY-E usa um motor elétrico de alta potência compacto de alta rotação. Tem um binário a baixa velocidade é potente e tem uma aceleração excelente. A tecnologia de controlo do motor gere a sua resposta para uma sensação de potência, desde velocidades extremamente baixas até velocidades elevadas. Uma embraiagem mecânica garante potência instantânea, controlo e uma excelente tracção. A bateria de elevada potência foi concebida com componentes compactos e leves. O avançado quadro monocoque CFRP é o mais leve possível, enquanto proporciona uma óptima rigidez e espaço de armazenamento da bateria.