YART Yamaha vence as 8 horas de Sepang

A YART Yamaha venceu este fim-de-semana as 8 horas de Sepang, na Malásia, naquela que foi a segunda ronda do Mundial de Resistência.

Depois de um atraso no início da corrida, seguido de uma suspensão das acções em pista devido às fortes chuvas, a primeira edição das 8 Horas de Sepang cumpriu a sua promessa de oferecer muita emoção no Campeonato Mundial de Resistência. Duelos na frente, ultrapassagens, drama e vários acidentes mantiveram a tensão em alta durante toda a corrida no circuito malaio.

A YART Yamaha venceu, apesar de um susto causado pela electrónica da moto #7 na fase inicial da corrida. Para evitar problemas a equipa decidiu manter Niccolò Canepa como o único piloto aos comandos da Yamaha durante toda a corrida. Deu frutos a estratégia sustentada num único piloto rápido e com experiência em condições difíceis de pista. Broc Parkes e Karel Hanika foram, no entanto, co-creditados com a vitória. “Vencemos juntos”, disse Niccolò Canepa na conferência de imprensa pós-corrida.

A YART Yamaha terminou assim na frente da Honda Asia Dream Racing & Showa, que fez uma corrida consistente no grupo principal com o malaio Zaqhwan Zaidi, o tailandês Somkiat Chantra e o indonésio Andi Farid Izdihar. A formação asiática cumpriu assim os seus objetivos e repetiu o 2º lugar que obteve na grelha de partida.

Por sua vez, a BMW Motorrad World Endurance Team conquistou em Sepang o seu segundo pódio com os pilotos Ilya Mykhalchyk e Markus Reiterberger após o pódio em Bol d’Or. Kenny Foray sofreu uma lesão nos treinos e não conseguiu competir na corrida. A equipa belga subiu para o 2º lugar na classificação provisória do FIM EWC, com uma diferença de 15 pontos para a Suzuki Endurance Racing Team, que mantém a liderança obtida após a vitória no Bol d’Or.

A próxima corrida FIM EWC será as 24 horas de Le Mans, nos dias 18 e 19 de abril de 2020.