Zarco penalizado pelo incidente com Morbidelli

Os pilotos intervenientes em diferentes incidentes no passado GP da Áustria foram ouvis pelos comissários, e Johann Zarco foi penalizado.

Depois de uma audiência com o Colégio de Comissários, Johann Zarco foi penalizado por ter provocado o acidente que interrompeu o GP da Áustria.

O francês terá que arrancar para o GP da Estíria, este fim-de-semana, do pit lane. O painel de comissários composto por Freddie Spencer, Bill Cunbow e Ralph Bohnhorst, considerou que Zarco «pilotou de modo irresponsável, causando uma queda». Zarco já tinha sido penalizado com um volta longa no GP da República Checa num incidente com Pol Espargaró.

Johann Zarco foi operado na quarta-feira em Itália ao escafóide direito fracturado nessa queda. O francês foi considerado inapto pelos médicos para rodar hoje; será observado de novo antes da terceira sessão de treinos livres no sábado, onde poderá receber luz verde para poder regressar à pista.

Noutras audiências foram ouvidos também Miguel Oliveira e Pol Espargaró, e Danilo Petrucci e Aleix Espargaró. No incidente que resultou na queda de Oliveira e Pol Espargaró, os comissários consideraram que foi um incidente de corrida, e não houve penalizações.

Por outro lado, Danilo Petrucci recebeu um aviso por escrito por ter mostrado o dedo do meio a Aleix, depois de um desentendimento na Q1.

Decisões polémicas

As decisões geraram algum polémica, não só por surgirem dias depois dos acontecimentos, mas também por parecer haver alguma dualidade de critérios e inconsistência nas penalizações. Muitos crêem que a penalização a Zarco foi imposta devido às consequências do acidente e não da causa. Os pilotos reconhecem que o trabalho do Colégio de Comissários não é fácil. Este órgão substituiu no ano passado a Direcção de Corrida em matérias de penalizações, e é presidido por Freddie Spencer. Bill Cunbow, Director de Competição da American Motorcycling Association é outros dos membros permanentes, e um terceiro junta-se a estes em regime de rotatividade. Apesar de elogiado pelos pilotos quando foi nomeado, Spencer, antigo campeão mundial de 250 e 500 cc, o americano é agora criticado pelos mesmos pilotos, que preferiam ter no sue lugar um ex-piloto que tivesse deixado de correr mais recentemente.

«Tenho um enorme respeito por Freddie Spencer, mas quando foi a última vez que correu?», pergunta Aleix Espargaró. «Precisamos de alguém nessa posição que tenha pilotado uma MotoGP até há cinco ou seis anos, que tenha sido um piloto da categoria rainha e que perceba o paddock um pouco melhor», conclui o espanhol, que tem o acordo de vários outros pilotos.

Freddie Spencer foi campeão Mundial de 500 cc em 1983 e em 1985 foi o último piloto a conquistar o título de duas categorias no mesmo ano, 250 e 500 cc. Respondendo à pergunta de Espargaró, Spencer correu pela última no GP de Itália de 1993, num regresso quatro anos depois de se retirar da competição, tendo participado nesse ano em apenas três grandes prémios.