Zcup.pt visitou Jerez de la Frontera

Esta visita ao mítico circuito de Jerez – Ángel Nieto, não podia ter corrido melhor!!

No passado fim-de-semana de 19 a 20 de Maio, com a meteorologia finalmente a proporcionar bons dias para a prática da modalidade, as Z’s da Zcup.pt foram muito bem recebidas pelos espanhóis e muito animaram esta 2ª jornada do Campeonato Andaluz de Velocidad (CAV) organizado pela FAM. Com a adesão de 6 de “nuestros hermanos” da European Zcup que aceitaram experimentar os pneus da Continental, a Zcup.pt conseguiu pela 1ª vez fazer as suas duas corridas só com Z’s contando com 19 motos em pista e 4 nacionalidades!

Do lado da Zcup.pt, a par dos portugueses, do francês Frédèric Bottoglieri e do holandês Jeroen Versteeg que já tinham marcado presença no arranque do CNV Moto, estreou-se o francês Jérôme Loger (Z28) e o holandês radicado em Portugal, Christianus van Doremalen (Z15). A estes, juntaram-se ao grupo os espanhóis Freud Gonzalez (108), Joan Sardanyons (121), Ivan Manzano (123), Óscar Ibañes (135), José Enrique Diaz (155) e Luis José Martinez Galindo (174), todos eles pilotos muito experientes e rápidos com passados e características peculiares, das quais cabe destacar Óscar Ibañez e Luis Galindo que foram protagonistas de uma cerimónia promovida pela Zcup.pt, mas já lá vamos.

Na sexta-feira, dia 18, os treinos livres permitiram a uns conhecer a pista e a outros os pneus, ficando logo claro que os espanhóis iriam dar “muito trabalho” aos participantes habituais da Zcup.pt. Enquanto alguns destes se habituavam à rápida e exigente pista, nuestros hermanos, descobriam os slicks da Continental e ficavam logo surpreendidos pela positiva, com a opinião unânime de que estes são claramente superiores aos pneus que utilizam habitualmente. Neste dia, o piloto e pintor Miguel Sousa (Z57), aproveitou para presentear os seus companheiros do Troféu, com retratos de cada um feitos pelo próprio em carvão, que emocionou muitos e elevou a outro patamar o ambiente de convívio característico da Zcup.pt

Que comecem os treinos!

O dia de Sábado começou bem cedo, com um briefing em 4 línguas onde a Zcup.pt aproveitou para oferecer o kit boas-vindas aos pilotos da European Zcup que aceitaram correr connosco, seguido das verificações técnicas integralmente feitas nas boxes à semelhança dos procedimentos adoptados no CVN Moto.

Estando todos conforme, os 19 pilotos da Zcup.pt foram fazer os 20 minutos de treinos cronometrados em conjunto com as 13 Super Trail. Este detalhe somado com a peculiaridade do local de ensaio dos arranques (saída do pitlane para a pista), originaram uma verdadeira “grelha de partida” no semáforo, pois somente nas primeiras voltas havia certeza de ter a pista livre! Vicente (Z01) mostrou logo ali as suas boas partidas, liderando a caravana na volta de entrada dos cronometrados, mas foi Maximiano (Z19) quem marcou o melhor tempo dos “portugueses” ao qualificar-se em 6º com 1:56,264, logo seguido de Bottoglieri (Z11) com 1:56,757 e Versteeg (Z44) com 1:57,210. O estreante Loger (Z28) ainda com a moto “em rodagem” e a descobrir o circuito, qualifica-se em 16º com 2:02.629 superando o outro estreante, van Doremalen (Z15) que fechou a grelha de partida com 2:17,578. Na linhas da frente os espanhóis cumpriram com as expectativas, ocupando os 5 primeiros lugares, com Ibañez (135) a registar o melhor tempo com 1:52,979, surpreendendo o vencedor da corrida de abertura da European Zcup, o rápido Sardanyons (121) que ficou a pouco mais de meio segundo com 1:53,483. De realçar a performance do Galindo (174) (portador de uma deficiência num dos membros superiores) ao fechar a 1ª linha da grelha com o 3º lugar, marcando 1:55,966 e dando “uma lição” a todos os outros ao mostrar que é possível “fazer mais com menos”!

A última corrida do dia foi a 1ª corrida do fim-de-semana da Zcup.pt e começou logo com uma “troca de mãos” da organização originando um “bailado” de trocas de posições de motos na grelha que, ao atrasar o arranque em cerca de 15 minutos, surpreendeu os pilotos que não levaram “mantas” para a grelha que o tinham feito com a expectativa do anunciado rápido procedimento de partida explicado no briefing. Resolvida a questão e aproveitando os pilotos na warm-lap para aquecerem os pneus, lá se deu a partida com Vicente (Z01) a saltar de 10º para 4º e a liderar a caravana dos “portugueses” logo atrás de Manzano (123) que por sua vez seguia Ibañez (135) e Sardanyons (121) que conseguiam fazer a 1ª volta em 1:55!! Vicente é ultrapassado por Freud (108) e por Bottoglieri (Z11) antes do final da 1ª volta, ficando um português “ensanduichado” entre um francês e um holandês a liderar os “portugueses” (?!). Atrás, seguia um pelotão cerrado composto por Max (Z19), Farias (Z21) e Vilares (Z55) com Galindo (174) pelo meio, seguidos de Sousa (Z57) e Amaral (Z10) a 3 segundos, com um pelotão de três Z’s outros 3 segundos atrás, este liderado pelo francês Loger (Z28) acompanhado de Vilardebó (Z12) e Pires (Z14), ficando Pestana (Z24) e Doremalen (Z15) um pouco mais atrás.

Dentro destes grupos e durante as 10 voltas de corrida, as posições trocaram-se continuamente levando todos muitas histórias para contar, com Sardanyons a vencer “à geral” superando Ibañez por menos de duas décimas de segundo (173 milésimas), com Manzano a fechar o pódio dos espanhóis e da “geral” a 11 segundos, conseguindo Maximiano (em sexto da “geral”) superar Bottoglieri por idêntica diferença (230 milésimas), seguido de Versteeg a 4,3 segundos no pódio dos “portugueses”.

Terminada a corrida, o promotor da Zcup.pt com o apoio da NF Cork de Nuno Farias, celebrou os exemplos de superação humana tanto de Óscar como de Galindo, entregando a cada um, um troféu feito em cortiça. Estes mereceram este reconhecimento por ter, o primeiro, quase ressuscitado de um violento acidente tido em Arágon onde, ao ser tocado a mais de 300kmh, embateu contra o muro lateral, partindo quase todos os ossos do corpo e perfurando os pulmões entre outras lesões, que o deixaram 21 dias em coma, levando 4 anos para recuperar quase a 100%, enquanto o segundo, apesar da deficiência à nascença que o deixou sem mão esquerda, não abdica de fazer aquilo que mais gosta e ainda por cima com excelentes resultados.

De forma voluntária e espontânea, todos os protagonistas juntaram-se para um jantar convívio, na churrascaria próxima do circuito (asador Noelia) famosa entre os habitues do circuito de Jerez. Aqui, vários dos pilotos espanhóis presentes, prometeram vir fazer algumas das corridas da Zcup.pt.

2ª Corrida igualmente bastante animada

No Domingo, alguns pilotos aproveitaram o Warm-up de 10 minutos para afinar pequenos detalhes antes da 2ª corrida do fim-de-semana, cuja formação da grelha decorreu sem incidentes.

Agora com todos os 19 pilotos presentes (Diaz – 155 – não participou na 1ª corrida), deu-se início à corrida com Vicente mais uma vez a fazer um arranque canhão, e a saltar outra vez de 10º para 4º novamente atrás de Manzano, mas, desta vez, com Ibañez a superar Sardanyons logo de entrada e a fazer a volta em 1:54! Antes do final da 1ª volta, Freud passa Vicente que logo depois é passado por Maximiano, ambos perseguidos por Versteeg, Manzano, Bottoglieri, Galindo, Diaz todos em 1:58!! Lá na frente e lá atrás ninguém descansava! À quarta volta, Sardanyons desiste deixando Ibañez sozinho na liderança até ao final conseguindo este vencer confortavelmente “à geral” depois de registar o melhor tempo do fim-de-semana com um extraordinário 1:52,132!!

Entretanto Bottoglieri e Manzano, lutando entre si, recuperam várias posições conseguindo terminar em 2º e 3º “da geral”, superando Freud na última volta. Entre os “portugueses”, Maximiano que ia em 2º (5º “da geral”), depois de fazer o seu melhor tempo do fim-de-semana (1:55,4), falha uma mudança na rápida curva 5 e apanha o susto do dia, felizmente sem cair e sem outro prejuízo que o de abandonar para repor o ritmo das batidas cardíacas!

Mais atrás, Diaz percebe que não é nas travagens que consegue superar Vicente e passa-o na entrada da rápida curva 4. Logo depois, Versteeg em duelo com Vicente, falha uma travagem e é passado por Vilares. Com tudo isto Farias, aproxima-se rapidamente e, a duas voltas do fim, passa estes dois, faz a sua melhor volta (1:56,8) e entra em batalha com Vicente superando este na última volta e conseguindo o 2º lugar do pódio dos “portugueses” (7º “à geral”).

A 15 segundos destes, Sousa e Amaral medem-se um ao outro conseguindo o primeiro superar o segundo por menos de 2 décimas! Vinte e três segundos mais atrás, Loger e Vilardebó batalham entre si, fazem os seus melhores tempos de sempre nesta pista com 2:00, conseguindo o francês superar o português por 2,5 segundos, logo seguidos de Pires que também bate o seu recorde pessoal (2:01,9). Pestana vai ganhando experiência e aprendendo a gerir as emoções de corrida não conseguindo bater o seu tempo da qualificação (2:04,486), com Doremalen atrás a evoluir progressivamente conseguindo registar o seu melhor tempo do fim-de-semana (2:16,0).

A Zcup.pt conclui assim em crescendo o seu 2º fim-de-semana de corridas desta época de 2018, com nota alta dada por todos os protagonistas, incluindo o organizador (FAM), com a certeza e satisfação de ter proporcionado muita animação em pista para quem lá andou e para quem assistiu!

A próxima etapa será no fantástico circuito de Portimão, a 18/17 de Junho, de volta ao CNV Moto, para assim somar o 3º circuito diferente, continuando a manter o excelente ambiente que a caracteriza, dando a oportunidade aos participantes de fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo!