Zero SR-X – Uma visão do futuro eletrizante

A marca americana apresenta um concept que deixa antever um futuro eletrizante. Descubra aqui os detalhes da Zero SR-X.

sr-x

O mundo das motos elétricas permite aos fabricantes, sejam eles nomes mais consagrados nas duas rodas ou empresas que agora começam a conquistar o mercado das motos zero emissões, sonharem com conceitos disruptores. Esse é o caso da Zero Motorcycles e da sua mais recente moto elétrica, a concept SR-X.

Aproveitando novamente os conhecimentos e imaginação da HUGE Design, empresa também sedeada na Califórnia, a Zero Motorcycles SR-X é na verdade uma convencional Zero SR/S modificada.

A ideia da Zero Motorcycles e da HUGE Design foi imaginar uma moto elétrica que misture conceitos das propostas do tipo desportivo e também das naked. O resultado é uma concept eletrizante, com a Zero SR-X a apresentar uma design que claramente cumpre com os objetivos definidos pelos seus criadores, sendo claramente uma visão de um futuro elétrico e mais amigo do ambiente.

sr-xA Zero SR-X destaca-se pelas suas carenagens parciais que combinam com uma atitude claramente de moto para desfrutar de uma estrada de curvas, mas também pelas linhas “limpas” e modernas, futuristas até, que ajudam a gerar uma imagem equilibrada com uma dianteira mais baixa do que a secção traseira.

Seguindo uma opção pouco habitual nestas motos elétricas, a Zero Motorcycles decidiu deixar totalmente expostos os elementos mecânicos como o motor, suspensão traseira e ainda a estrutura que “abraça” e suporta o conjunto das baterias que permitem à SR-X acumular a energia que depois é utilizada para impulsionar a moto.

Do ponto de vista técnico, as informações reveladas pela Zero Motorcycles revelam que esta concept dá uso ao mais recente motor elétrico conhecido como ZF75-10, que por sua vez vai buscar a energia acumulada nas baterias que representam o pináculo da tecnologia da marca californiana, as ZF17.3

sr-xBill Webb, que liderada a equipa de designers da HUGE Design, e que já tinha sido responsável por desenhar a Zero FXE, não esconde o orgulho pelo resultado do trabalho da sua equipa, afirmando que “A SR-X procura alcançar o equilíbrio no desenho para o futuro das motos elétricas combinando linhas limpas com detalhes interligados a uma postura agressiva e sensação de alto rendimento semelhante às modernas desportivas de 1000 cc. Quisemos que os motociclistas apaixonados pelos modelos desportivos apreciem o cuidado que tivemos em criar uma moto com uma aparência cuidada e subtil”.

Do ponto de vista da Zero Motorcycles, a reação a esta concept SR-X surge da parte de Brian Wismann, vice-presidente do desenvolvimento de produtos da marca especialista em motos elétricas. Wismann revela que “Quando o Bill nos mostrou pela primeira vez o seu conceito de Mono-Racr em formato digital, há alguns anos, soube imediatamente que essa linguagem de design de formas limpas seria o matrimónio perfeito para uma moto elétrica. Estou emocionado por termos conseguido concretizar a visão do Bill através da nossa plataforma de motos elétricas. Mal podemos esperar para ver como esta concept SR-X irá inspirar o futuro da indústria e continuar a alargar os limites do que é possível”.

Galeria de fotos Zero SR-X

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!