Zontes apresenta a nova scooter D350

A Zontes D350 mostra-se preparada para se tornar numa opção interessante para aqueles que procuram uma scooter GT.

Com uma vasta gama de modelos divididos entre cilindradas de 125, 310 e ainda as 350, a Zontes acaba de apresentar ao mundo a nova scooter GT de cariz desportivo. A Zontes D350 apresenta-se bem apetrechada de equipamento e gadgets, tornando-se assim numa opção interessante para todos aqueles motociclistas que procuram uma scooter GT moderna.

Tendo já na sua gama atual a scooter M310, a Zontes lança esta nova D350 com um motor monocilíndrico de 349 cc que disponibiliza, de acordo com a marca, mais de 36 cv e um binário de 38 Nm.

Isto significa uma melhoria em termos de prestações puras, o que, aliado ao peso a cheio de 176 kg, permite antecipar uma boa capacidade de resposta e acelerações interessantes desta scooter GT com um design mais convencional do que a M310, e que dá uso a iluminação “Full LED” para maior segurança e também um estilo inconfundível na estrada.

zontesEste monocilíndrico refrigerado por líquido conta com injeção eletrónica, e o condutor da Zontes D350 usufruir de opções eletrónicas como controlo de tração, ideal para garantir máxima tração mesmo quando o piso está molhado, ou ainda dois modos de condução selecionáveis.

No modo de condução E, ou económico, o motor disponibilizará uma entrega mais linear de potência e binário, otimizando a economia de consumo de combustível. Porém, e mesmo que o modo E esteja ativo, caso o condutor da D350 leve as rotações para lá das 7.000 rpm, isso fará com que automaticamente o sistema mude para modo S, o desportivo, permitindo assim usufruir de toda a performance desta scooter.

Esta característica será bastante benéfica em determinadas situações, como por exemplo uma ultrapassagem, sendo que assim que o sistema deteta que o condutor da Zontes D350 já não necessita de toda a potência de forma tão imediata, automaticamente regressa ao modo de condução E.

zontesNo campo das suspensões, destacamos a opção de instalar no eixo dianteiro uma forquilha com bainhas de 41 mm, que garantem rigidez estrutural, mas também a utilização de mesas de direção como encontramos numa moto. Desta forma a Zontes pretende que a scooter D350 apresente sensações de condução mais aproximadas a uma moto.

No eixo traseiro encontramos dois amortecedores, sobredimensionados quando comparados com os amortecedores utilizados na M310, e que para além de usarem pistões maiores, dão uso a molas progressivas.

Isto significa que no curso inicial da mola os pequenos impactos ou imperfeições do asfalto são facilmente absorvidos pela mola mais “macia”, enquanto no fim do curso a mola é mais “dura”, permitindo ao condutor levar a Zontes D350 para uma condução mais desportiva sem que o conjunto fique desequilibrado.

Continuando na ciclística, encontramos um sistema de travagem assinado pelos especialistas da J.Juan, que fornecem a pinça de quatro pistões que morde o disco dianteiro de 268 mm, sendo que o sistema de ABS é fornecido pela Bosch. Na traseira um disco de 265 mm é mordido por uma pinça simples.

zontesRefira-se ainda que a Zontes instala nesta scooter D350 um valioso travão de mão, acionado através de uma pequena alavanca no punho esquerdo. Perfeito para estacionar a scooter em segurança, mesmo em planos inclinados.

Para além de aproveitar para dotar a D350 de motor com mais “pulmão” e componentes de ciclística melhorados, a Zontes não perdeu a oportunidade para instalar nesta novidade de 2023 um novo painel de instrumentos TFT, a cores, de maiores dimensões quando comparado com o da M310, e que, para além dos quatro modos de visualização integra informações como a pressão dos pneus.

Como não poderia deixar de ser numa scooter GT moderna, a conectividade está presente, com o motociclista a poder emparelhar a D350 com um smartphone e uma app específica da marca, ganhando assim acesso a um conjunto adicional de funcionalidades.

Com um depósito de combustível de 12 litros, assento acessível mesmo a condutores de menor estatura e que esconde um espaço de arrumação que permite guardar um capacete integral, ou ainda o porta luvas dianteiro com fichas USB de tipo A e tipo C, a Zontes D350 será uma opção que muitos motociclistas que preferem as scooters GT.

Em Portugal a Zontes é representada pela Terra Bastos, que ainda não divulgou o preço da nova scooter D350, nem qual será o “timing” da sua chegada aos concessionários da marca no nosso país. Assim que possível, iremos atualizar este artigo com essas informações.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!