12H Estoril: Glória e frustração

Terminaram da melhor forma as 12H do Estoril, com a Yamaha YART a confirmar o favoritismo, mas não conseguiu evitar a coroação da Suzuki SERT como campeã.

Chegaram ao fim as 12H do Estoril e com elas, encerra-se o campeonato de 2019/2020 do mundial de resistência.

Foram 12 horas de intensas lutas, algumas quedas, imprevistos, desistências, estratégias, redefinir estratégias, sofrer, suar e chegar ao fim!

Um fecho de campeonato do mundo em beleza, com um dia ameno mas ventoso, que contribuiu da melhor forma para o fecho das contas.

A Yamaha YART de tudo fez para conquistar o ceptro e conquistou os pontos todos que haviam para conquistar nesta derradeira jornada, como os 5 pontos da pole, mais os 10 pontos extra atribuídos ao líder na passagem pelas oito horas de prova e os pontos da vitória final.

Ainda assim, não foram suficientes para evitar a coroação da Suzuki SERT como campeã do mundo neste ano tão atípico, por apenas 18 pontos de diferença.

Na corrida, o lugar intermédio do pódio ficou para a Honda FCC TSR que termina o campeonato na terceira posição. O pódio encerrou-se com a Yamaha privada da Wójcik Racing Team e do único piloto português em prova, Sheridan Morais. A Suzuki SERT foi quarta na corrida e a Yamaha da VRD Igol Pierret Experiences encerrou o top cinco. A Kawasaki SCR oficial não foi além da sexta posição final e a BMW oficial ainda conseguiu recuperar até à sétima posição final.

No total foram cumpridas 421 voltas e a mais rápida acabou por ser conquistada por Mike di Meglio com um tempo de 1:39.270.

Na Taça do Mundo FIM Superstock, como já havíamos avançado anteriormente, a formação Moto Ain celebrou ainda durante a corrida a reconquista do título, graças aos 10 pontos de bonificação recebidos aquando da passagem pelas oito horas de prova, em que lideravam a classe e onde eram sétimos na tabela geral. Esta bonificação foi suficiente para fazer cair por terra as aspirações dos rivais No Limits Motor Team na conquista da taça do mundo.

Uma prova marcada pela exemplar organização do Motor Clube do Estoril que uma vez mais provaram estar no topo das organizações mundiais!
Que venham as SBK!