Dentro da grave crise financeira em que a KTM Sportmotorcycle GmbH está mergulhada, e onde os trabalhadores da marca austríaca são as maiores vítimas, inclusivamente, de acordo com algumas informações provenientes de meios de comunicação austríacos, a não receberem os seus ordenados de dezembro, existem também alguns nomes bem conhecidos dos motociclistas e que passam a estar também ligados a esta situação, como é o caso de Jeremy McWilliams.
Com 60 anos de idade completados em abril deste ano, o piloto norte-irlandês há muito que está ligado à KTM, assumindo diversas funções que ajudaram a marca a desenvolver diversos projetos, quer do ponto de vista da competição, mas também no que às motos de estrada diz respeito.
McWilliams, de acordo com um artigo publicado pelo portal alemão Speedweek, recebeu a ‘prenda’ de Natal que menos esperaria: a KTM rescindiu o contrato que ainda era válido até final de 2025, e assim o norte-irlandês deixa de estar ligado à marca com efeito imediato.
Ligado à KTM desde 2009, ao fim de quinze anos de colaboração Jeremy McWilliams passa a estar livre de qualquer compromisso.
Recordamos que o piloto participou num momento inicial de desenvolvimento do protótipo RC16 de MotoGP, mas, mais recentemente, participou no desenvolvimento da desportiva 990 RC R, novidade que coloca a KTM novamente no panorama das desportivas de maior cilindrada depois da RC8.
Apesar da sua idade que lhe permitiria estar a desfrutar das corridas e motos de uma forma mais ‘calma’, Jeremy McWilliams continua a ser uma figura sempre presente nos circuitos, eventos desportivos, e também no lançamento de novos modelos da KTM.
Para além de ter competido em MotoGP, onde inclusivamente ganhou uma corrida (GP dos Países Baixos, 2001), McWilliams esteve ligado ao nascimento da BMW Motorrad S 1000 RR antes de assinar com a KTM. Recentemente participou em corridas de Road Racing, como a North West 200, e esteve em grande destaque nas corridas King of the Baggers, então aos comandos de uma moto da Indian, chegando mesmo a vencer corridas.
Veremos como vai evoluir a situação financeira da KTM Sportmotorcycle GmbH, sendo que McWilliams pode então ser apenas o primeiro de vários pilotos conhecidos a ver a sua ligação terminar forçosamente mais cedo do que o previsto.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!