53º GP de Macau apresentado

Nada menos do que quatro ex-campeões, que entre si somam 13 vitórias, vão fazer parte da grelha de partida do 53º Grande Prémio de Motos de Macau Suncity Grupo.

Uma lista internacional de 27 inscritos dos melhores pilotos do mundo das corridas de estrada, provenientes de onze países diferentes, apresenta uma mistura interessante de estrelas em ascensão preparadas para competir com os nomes consagrados no lendário circuito citadino de 6200 metros da Guia, durante as 12 voltas do Grande Prémio que decorre no Sábado, 16 de Novembro. Michael Rutter, por oito vezes vencedor, é o piloto mais bem-sucedido na história do evento, somando vitórias de 1998 a 2012. Este ano lutará pela nona vitória com a Honda RC213V com especificações MotoGP da Aspire-Ho by Bathams Racing.

Rutter, que este ano juntou outra vitória na TT à sua conta, terminou em segundo lugar no ano passado, tendo ficado atrás do seu companheiro de equipa e compatriota britânico Peter Hickman que acelerou para a sua terceira vitória, acrescentando-a aos sucessos de 2015 e 2016. Hickman tornou-se o piloto mais rápido do planeta com a sua incrível volta recorde de 136.415 mph (219.538 km/h) no Grande Prémio do Ulster deste ano, onde obteve sete inéditas vitórias, eclipsando a sua anterior volta recorde na Ilha de Man TT.

Hickman irá utilizar uma BMW preparada pela Smiths e volta a Macau como parte da Aspire-Ho by Bathams Racing Team que o levou às vitórias na Ilha de Man TT e na North West 200 este ano, assim como fez parte, pelo terceiro ano, da luta pelo título do Bennetts Campeonato Britânico de Superbikes (BSB) até ao final. O ex-vencedor John McGuinness fez um regresso bem-vindo ao Circuito da Guia no passado mês de Novembro, após ter estado ausente em 2017 devido a uma lesão sofrida nesse ano na North West 200. O vencedor por 23 vezes na Ilha de Man TT ganhou com a equipa MonsterMob de Paul Bird em 2001 a bordo de uma Honda e, depois de ter terminado em décimo no ano passado, estará aos comandos da mais recente PBM Ducati V4 R apoiada pela fábrica, que tem sido tão dominante este ano no BSB.

O quarto ex-vencedor a fazer parte da grelha de partida é o campeão de 2013, Ian Hutchinson, que como McGuinness, teve dificuldades com uma lesão nos últimos anos. Hutchinson esteve ausente no ano passado, a recuperar do seu último contratempo, mas terá aspirações em repetir a sua sensacional vitória com a equipa de Shaun Muir contra todas as probabilidades, fazendo parceria com a Team Milwaukee with SMT Racing utilizando uma BMW. O britânico Gary Johnson, sexto em Macau em 2017 e quinto no último ano, faz equipa com o compatriota e vencedor da TT, Lee Johnston da Ashcourt Racing, ambos a bordo das respectivas BMW, enquanto o homónimo australiano David Johnson, que terminou em sétimo no ano passado, recebe o prémio de utilizar uma PBM Ducati V4 R.

O resto do forte pelotão de 27 participantes apresenta um número de caras familiares e favoritos dos fãs de todos os lados do mundo das corridas de estrada, assim como um número de jovens talentosos que esperam impressionar uma vez mais.

A estrela em ascensão, David Todd, e o vice-campeão do Campeonato da China de Superbikes, Dan Kruger, do Canadá, irão fazer equipa com Rico Penzkoofer, com Todd a guiar a BMW apoiada pela Tyco e Kruger com a BMW apoiada pelo MGM. Todd terminou num incrível nono lugar na sua estreia em Macau no ano passado e, este ano, já venceu na North West 200 e também esteve no pódio no GP Ulster. Kruger, por seu lado, está de volta ao Circuito da Guia, pela primeira vez desde a sua estreia em 2015.

Davy Morgan, da Irlanda do Norte, regressa com uma BMW da DM71, com o alemão Didier Grams a preparar-se para a sua décima visita a Macau na BMW da G&G Motorsport. O irlandês Michael Sweeney, o 13º classificado no ano passado, está de regresso para a sua sexta visita e correrá com uma BMW da Martin Jones Racing, enquanto que o francês Xavier Denis está inscrito numa Honda da Optimark by PerformanX Racing para a sua terceira visita, depois de ter ficado no 22º  lugar em 2018. Arvorando a bandeira da República Checa está Marek Červený, numa BMW da Wepol Racing, que faz a sua quarta visita a Macau, junto com o irlandês Steve Heneghan da ReactiveParts.com, que regressa sentado numa Ducati Panigale V4 para a sua oitava visita.

O popular austríaco e residente no Leichtenstien, Horst Saiger, faz a sua 12ª visita com uma Yamaha da Saiger Racing e vai procurar melhorar o seu sexto lugar do ano passado. Também com uma Yamaha R1, está o português André Pires com a sua Beauty Machines Racing Team, enquanto o britânico Sam West irá correr com uma BMW da PRL, voltando para uma quinta visita após ter sido 12º classificado no ano transacto. O irlandês Derek Sheils obteve um oitavo lugar no ano passado e estará em acção na sua Suzuki, a única do pelotão, da Engineering/RK Racing, ao passo que o seu compatriota Brian McCormack corre com uma BMW da ON-1 Racing.

Os britânicos Dominic Herbertson e Paul Jordan juntam novamente forças na Dafabet Devitt Racing, com as Kawasaki, depois de performances impressionantes no ano passado, enquanto os compatriotas Rob Hodson, da JGH Racing, e Phillip Crowe, da Handtrans/Lee Jackson/AC, esperam melhorar os resultados – 18º e 16º lugares respectivamente – das suas estreias em Macau no último mês de Novembro. O espanhol Raül Torras regressa para um segundo ano com a Kawasaki da Torras Racing Team, ao passo que o finlandês de 28 anos, Erno Kostamo, faz o mesmo com uma BMW da MGM by Penz13 BMW depois de obter um 17º lugar na edição passada. Por fim, o piloto britânico Craig Neve, que recuperou de uma lesão sofrida este ano na North West 2000, vai disputar o evento na BMW da CallMac Scaffolding com que terminou no 24º lugar na sua estreia no ano passado.