A BMW R 1300 GS vai dos 0 aos 6000 metros de altitude em menos de 24 horas!

Uma equipa aos comandos das BMW R 1300 GS conseguiu subir até aos 6000 metros de altitude em menos de 24 horas.

bmw r 1300 gs

Muitos de nós já ouvimos nas denominadas “conversas de café” e até nas redes sociais, que as maxitrails atuais não são utilizadas da forma como deveriam ser. Alguns motociclistas, num tom mais irónico, dizem mesmo que este tipo de motos não é capaz de enfrentar os desafios mais extremos de uma utilização “off road”, e que o melhor que conseguem fazer é subir um lancil de passeio. Pois bem, uma equipa de quatro motociclistas aos comandos da nova BMW R 1300 GS decidiu provar o contrário!

A equipa composta por Salvatore Pennisi, diretor técnico e piloto de testes da Metzeler, Christof Lischka, responsável de desenvolvimento da BMW Motorrad, Michele Pradelli, campeão italiano de Extreme Enduro e jornalista da revista italiana InMoto, e ainda Karsten Schwers, jornalista da revista alemã Motorrad, decidiram desafiar os limites e levar as novas BMW R 1300 GS ao topo do mundo. Ou quase!

As quatro motos que participaram neste desafio de chegar aos 6000 metros de altitude a partir do nível do mar, estavam totalmente “stock”. Ou seja, exatamente na configuração que o comum motociclista pode adquirir nos concessionários da BMW Motorrad.

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bmw r 1300 gsPor outro lado, e como forma de realçar a nova ligação da R 1300 GS aos pneus Metzeler, as quatro maxitrails estavam equipadas com os pneus Karoo 4, que podem equipar as jantes de 19’’ e 17’’ que integram a moto alemã.

Estes pneus da Metzeler foram concebidos como forma de maximizar as capacidades “off road” da nova R 1300 GS, e podem ser utilizados em vez da opção mais estradista Metzeler Tourance Next 2.

A aventura obrigou a equipa a cuidados redobrados. Afinal, enfrentar altitudes tão elevadas não é uma missão fácil de concretizar, inclusivamente por atletas altamente bem preparados.

Os quatro motociclistas foram alvo de um intenso e detalhado programa de preparação física, testes médicos na Universidade de Kore em Enna. Para além disso, a equipa testou inicialmente as suas capacidades, e das motos, numa subida pelas encostas do famoso vulcão Etna, na Sicília, o maior vulcão em atividade na Europa.

Já do “outro lado do mundo”, no Chile, motociclistas e motos realizaram uma série de procedimentos que lhes permitiram depois enfrentar as dificuldades extremas de subir um vulcão a mais de 5000 metros de altitude.

bmw r 1300 gsNomeadamente, realizaram uma viagem de aclimatização a partir do Circuito de los Seis Miles nas encostas do vulcão Nevado Ojos del Salado, que a uma altura de 6891 metros é atualmente o vulcão em atividade mais alto do mundo. Utilizaram diversos acampamentos base, a diferentes altitudes, como forma de se habituarem ao menor oxigénio disponível a estas altitudes mais elevadas.

Daí desceram até ao nível do mar, mais precisamente até à Baía Inglesa, banhada pelo Oceano Pacífico.

A subida propriamente dita, iniciou-se às 15H00 locais do dia 6 de dezembro, com a comitiva aventureira e as suas BMW R 1300 GS a arrancarem de perto do porto de Caldera e a cruzarem o deserto do Atacama para chegarem ao Nevado Ojos del Salado. A marca dos 6000 metros de altitude foi atingida a 7 de dezembro pelas 10H22 da manhã.

Salvatore Pennisi, Christof Lischka, Michele Pradelli e Karsten Schwers demoraram 19 horas e 22 minutos a atingirem uma altitude de 6006 metros, precisamente na face norte do vulcão, a mais temida e complicada de enfrentar. Na verdade, a altitude máxima que atingiram foi de 6027 metros, mas o objetivo já tinha sido alcançado.

Esta foi uma demonstração da capacidade física e mental dos motociclistas, mas também das capacidades técnicas das BMW R 1300 GS, que suplantaram todo o tipo de terrenos: areia, lama, zonas de pedras, pistas no deserto, e até neve e gelo.

A todos estes desafios as motos corresponderam na perfeição, particularmente a partir dos 5000 metros.

A essa altitude acima do nível do mar, a temperatura ambiente desceu para entre -10 e -20 graus Celsius, o vento subiu de intensidade, a reduzida pressão atmosférica obrigou a que a eletrónica das motos funcionasse na perfeição para ajustar a mistura ar / gasolina, enquanto o oxigénio atingiu níveis extremamente baixos e que causou dificuldades acrescidas aos motociclistas.

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