A Treasure Garage surpreende com uma Ducati Monster 796 única

Uma simples Ducati Monster 796 passou pelas mãos da equipa da Treasure Garage. E nas oficinas em Bali nasceu uma moto única.

treasure garage

Embora o famoso “Motor Valley” da região da Emilia-Romana em Itália seja o centro das atenções por todas as criações que ali nascem pelas mãos e mentes dos mais diversos fabricantes, de duas ou quatro rodas, a verdade é que em Bali, na Indonésia, existem diversos customizadores que se transformaram em verdadeiros artesãos das duas rodas. E um bom exemplo disso é a mais recente criação da Treasure Garage.

Sob a liderança de Imanuel “Nuel” Prakoso, a equipa da Treasure Garage enfrentou aquele que terá sido um dos projetos mais diferenciados que saíram da sua oficina. Uma Ducati Monster 796 com dez anos de vida em cima acabou por servir de base para uma criação única.

Um olhar atento a esta naked agora transformada em algo mais futurista, leva-nos imediatamente a relembrar as criações exóticas da Ducati. Nomeadamente a Diavel 1260 Lamborghini inspirada no Siàn FKP37 ou ainda a Streetfighter V4 Lamborghini que presta homenagem ao Huracan STO.

Porém, o que a Treasure Garage fez, sem recorrer a ferramentas altamente evoluídas como máquina de CNC de cinco eixos, faz-nos recordar que basta um pouco de imaginação e trabalho para se conseguirem atingir resultados fora do comum.

treasure garageImanuel Prakoso recorreu ao designer Garinca Bali para desenhar uma Monster transformada de acordo com as linhas do Lamborghini Vision GT Concept, um automóvel criado em exclusivo pela marca italiana para integrar a lista de veículos do videojogo Gran Turismo.

A visão tornou-se real quando, após cerca de nove meses de construção e pequenos ajustes, a Treasure Garage finalmente viu o fruto do seu trabalho sair à rua pela primeira vez pelas ruas de Bali.

Nesta Ducati Monster 796 altamente modificada poucos foram os elementos que permaneceram intocados pelas mãos dos mecânicos e preparadores da Treasure Garage. Um dos elementos que ficou igual a como era quando saiu da fábrica em Borgo Panigale foi o quadro tubular, a estrutura em treliça, que ficou propositadamente à vista como forma de homenagear a estrutura tão conectada às Ducati

Já o subquadro traseiro foi removido e substituído por uma peça maquinada a partir de um bloco sólido de alumínio, talvez a peça mais trabalhosa de todo este conjunto, pois, como já referimos, a Treasure Garage não conta com maquinaria mais avançada e decidiu sempre utilizar os seus próprios recursos não recorrendo, dentro do possível, a parceiros externos.

Toda a maquinação e desbaste do subquadro demorou o seu tempo, mas o resultado final merece ser destacado pela beleza da peça e a forma como se conjuga com os restantes elementos desta Monster indonésia.

treasure garageMantendo o tema conceptual do Lamborghini Vision GT, todos os restantes elementos foram fabricados à mão. Painéis de linhas e arestas vincadas, todos trabalhados a partir de uma folha de alumínio. Todos os painéis foram combinados de forma a criarem as formas intrincadas que resultam numa moto com um visual fora do comum.

A travagem Brembo e o sistema de escape que termina com uma ponteira da HP Corse ajudam a criar a ligação italiana com a Ducati, enquanto a pintura verde Lamborghini com destaques em preto mate e dourado acentuam ainda mais o visual exótico de uma moto sem igual.

A iluminação adota tecnologia LED, mantendo-se o painel de instrumentos original da Monster 796, enquanto a ótica frontal foi totalmente reconstruída, passando a ostentar duas óticas pequenas integradas numa máscara frontal mais agressiva e que se interliga com as condutas que sobressaem das laterais do depósito de combustível.

Esta criação da Treasure Garage reforça a ideia de que Bali é já um grande centro mundial no que diz respeito às motos personalizadas. Visite a página oficial da empresa no Facebook e fique a conhecer melhor outros trabalhos excecionais da equipa liderada por Imanuel “Nuel” Prakoso.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a para das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!