Quando em 2017 o neto de Fritz Ludwig Neumeyer adquiriu a Zundapp, poucos acreditavam que a marca alemã estivesse efetivamente de regresso às estradas. E, neste caso, também fora delas! Agora sob o domínio de Dieter Neumeyer, a Zundapp surpreendeu todos aqueles que marcaram presença no Salão de Colónia INTERMOT, revelando ao mundo a nova ZXA Adventure 500.
A marca fundada em 1917, mas que apenas adotou o nome Zundapp na sua forma mais conhecida alguns anos depois, há muito que está desaparecida do nosso radar. Agora regressa em grande, com uma proposta para o segmento adventure de média cilindrada, e onde vai encontrar muita concorrência.
Na verdade, e apesar de pouco termos ouvido falar da marca nos tempos mais recentes, a Zundapp já há algum tempo que está a trabalhar no regresso em força ao mercado europeu, tendo focado a sua atividade inicialmente e em exclusivo no mercado germânico, onde já comercializa motos de 50 cc e 125 cc, de origem chinesa.
Porém, com a revelação da nova ZXA Adventure 500 na INTERMOT, a Zundapp parece estar pronta a dar o passo seguinte no seu aguardado regresso, e a moto que foi vista no certame alemão não parece ser apenas um protótipo ainda em fase de desenvolvimento, apresentando já características de uma moto pronta a iniciar produção.
O motor que equipa a nova Zundapp ZXA Adventure 500, moto que também ostenta nas suas carenagens a denominação 530 TT, é um dois cilindros paralelos de 476 cc desenvolvido para cumprir com as regras da carta A2. A potência é por isso de 48 cv.
Mas a ZXA Adventure 500 apresenta ainda outras características que poderão vir a tornar este modelo num sucesso.
O seu design, não há como fugir a isso, vai buscar clara inspiração à Ducati Multistrada, com uma ótica frontal e um generoso bico dianteiro que faz lembrar claramente a maxitrail de Borgo Panigale.
A aparência desta novidade Zundapp segue as mesmas linhas de design atualmente tão populares no segmento de aventura de média cilindrada.
Depois temos de contar com detalhes como o para-brisas ajustável em altura, painel de instrumentos TFT, iluminação LED, ou ainda componentes de ciclística que permitem algumas aventuras “off-road” como as jantes de raios e pneus mistos, embora tenham a medida de 17 polegadas, forquilha invertida com bainhas de diâmetro generoso para maior resistência, ou ainda o sistema de travagem com discos recortados.
Na unidade exposta na INTERMOT, a Zundapp instalou ainda um conjunto de malas em alumínio, proteções de motor e ainda confirmou que o peso do conjunto será de 196 kg a cheio, o que não surpreende tendo em conta que o depósito de combustível de ângulos bem vincados tem capacidade para transportar 18 litros de gasolina.
As informações atualmente disponibilizadas pela Zundapp apontam para que esta ZXA Adventure 500 que vimos na INTERMOT seja apenas um protótipo, e que a moto será alvo de pequenas modificações antes de atingir a versão final de produção que ficará depois disponível na Alemanha, e, esperamos, que também fique disponível noutros mercados europeus para se juntar a um segmento bastante concorrido.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar de perto a evolução do regresso da Zundapp aos mercados internacionais, e mais especificamente ao lançamento da versão de produção deste protótipo ZXA Adventure 500. A não perder!