De volta às pistas após muitos meses de paragem, André Pires descobriu no início desta semana a moto e os adversários que vai enfrentar na Taça do Mundo de MotoE. A competição iniciou em Jerez o programa do seu terceiro ano de ‘vida’ e na qual o piloto de Vila Pouca de Aguiar será o primeiro português a participar.
Aos comandos de uma moto totalmente desconhecida, o ex-campeão nacional Superbike descobriu um mundo totalmente novo. Em Jerez, foram 17 os pilotos que marcaram presença para os primeiros testes da época. No total realizaram nove sessões de 30 minutos cada – três por dia – totalizando quatro horas e meia de pista. No entanto, para o piloto luso, estas voltas ainda são poucas, atendendo ao escalão tão evoluído e especial como são as MotoE.
“O balanço que faço é extremamente positivo, em especial nos dois primeiros dias onde consegui sempre melhorar os meus tempos. Tudo é novo, desde a moto aos pneus e tudo necessita de habituação para que possa evoluir. Infelizmente temos pouco tempo de pista, ou menos tempo do que desejava pois estou a lutar contra muito piloto com experiência na classe e isso faz-se sentir quando chega o momento de andar depressa.”
Na conclusão deste primeiro contacto, destacou-se a melhor volta conseguida em 1m51.611s. O registo foi conseguido no segundo dia, a culminar uma evolução constante desde a primeira saída para a pista. No final desse mesmo dia, uma pequena queda acabou por condicionar o dia seguinte.
“Após a queda perdi um pouco a confiança e no último dia lutei contra esse obstáculo mental. Mas em conjunto com a equipa, consegui ultrapassar esse bloqueio e mesmo se não melhorei o tempo por volta, registei de novo boas passagens graças ao trabalho realizado junto com o técnico que me acompanha. Sinto que me faltam mais voltas, preciso de me habituar e também de voltar a colocar o meu corpo no ‘sitio’ pois estive muito tempo parado.”
Já de regresso a Portugal, André Pires vai continuar a trabalhar fisicamente para estar ainda mais competitivo no regresso aos testes nos próximos dias 12, 13 e 14 de abril, agora com mais conhecimento da sua novo moto, equipa e categoria.