Texto Vitor Martins • Fotos E-Racer
Eléctricas transformadas
Aldo De Giovanni é designer gráfico de formação, mas sendo um apaixonado por motos, acabou por fundar um estúdio dedicado às duas rodas, a E-Racer Italian Electric Custom Motorcycles. Tem trabalhado com motos eléctricas para os mercados italiano, chinês e vietnamita, e agora pegou em dois modelos Zero, e alterou-os.
Com base na Zero SR/F nasceu a E-Racer Edge, uma naked com ar mais agressivo e rústico que o modelo original. A transformação andou à volta de três componentes: o farol dianteiro, a parte lateral do ‘depósito’ e a traseira, incluindo o assento do passageiro.
O modelo original foi praticamente ‘despido’, e o resultado final, para além da poupança de peso, é uma moto mais compacta e muscular. O farol foi trocado por um mais minimalista, LED, com apenas 7 cm de diâmetro. O guiador foi trocado por um par de avanços mais baixo e o assento tem forro de couro ecológico e alcantara; o amortecedor traseiro foi trocado por um Air Tender, que usa um sistema hidro-pneumático que visa adaptar a qualidade do amortecimento às condições do piso.
A E-Racer trabalhou com uma equipa de engenheiros de áudio para desenvolver um sistema a que chamou de Audio-Forceback; o hardware montado na moto é controlado por uma app no telefone e visa emitir sons de alta e baixa frequência; uns para avisar os transeuntes da aproximação da moto, os outros para providenciar retorno ao condutor.
O altifalante sub-sónico produz vibrações que mudam com a velocidade da moto, dando um feedback sensorial das prestações ao condutor. As primeiras cinco unidade da E-Racer Edge estarão prontas na Primavera de 2020 e a transformação custa 6000 €, a que acresce o preço da moto original.A transformação é reversível, já que não altera qualquer elemento estrutral da moto.
Com um estilo completamente diferente, a partir da FXS a E-Racer concebeu a Rugged Mark 2, que tinha surgido pela primeira vez no Salão de Milão de 2018. O objectivo foi realçar a faceta militar do modelo americano – que foi o motivo inicial da sua criação pela Zero; por isso tem pontos de apoio no quadro para poder ser içada a bordo de um barco ou de um camião. Sob o assento basculante – como numa scooter – tem não só duas tomadas USB, mas também espaço para um blusão ou um cabo eléctrico para aquele carregamento em que a tomada não está assim tão perto ou acessível.
Para além do forro especial do assento, feito à mão, toda a moto foi tratada com Line X, uma tinta especial muito resistente, para poder suportar qualquer utilização. Para além dos faróis LED, a Rugged tem outros 12 pequenos LED denominados Eagle Eye, que iluminam, 360° à volta da moto.
Tal como a Edge, também a Rugged está equipada com o sistema Audio-Forceback. As primeiras unidades estarão prontas na Primavera de 2020, e o preço da transformação começa nos 6000 €, mais o preço da moto original. Para mais informações podem visitar www.e-racer.it.