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Apresentação Polaris Ranger Diesel

Na Polaris não desarmam nem desistem de incluir um UTV utilitário com motorização a gasóleo. E faz sentido. Economia, capacidade de trabalho, menor manutenção, fazem parte dos atributos do Ranger Diesel que se renovou bastante para esta temporada. E continua um senhor UTV. 

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TEXTO RUI MARCELO • FOTOS POLARIS

O Sr. Diesel

Os Ranger são para a Polaris um dos mais importantes marcos históricos e comerciais entre as propostas de veículos para trabalho. Ao longo dos muitos anos cimentaram a marca num mercado nem sempre entendido e reconhecido, embora muito bem sucedido em vários países, onde se pretendem veículos robustos, versáteis, eficazes e até divertidos numa utilização de lazer. A gama sempre teve várias opções, entre elas uma nem sempre tão popular, a diesel.

Mais lento, menos “agressivo”, mas muito possante e sobretudo económico, o Ranger Diesel é a proposta que permite substituir muitos tractores em trabalhos pequenos e médios, permitindo transporte fácil de carga – em que se inclui o reboque – e de pessoas com maior eficácia que nos tractores.

Com base na nova geração, equipada com mais tecnologia e argumentos modernos – luzes Led, electrónica revista, novos interiores que incluem novo painel de instrumentos, novos comandos e outros elementos de conforto e comodidade, os homens da marca decidiram renovar bastante o Ranger Diesel e apostar em força nele nos mercados onde está presente. As grandes melhorias assentam sobretudo no motor de três cilindros fornecido pelos japoneses da Kubota (um dos líderes mundiais de tractores) e que surge mais potente e com um binário mais consistente e plano que antes. Junta-se a habitual caixa automática com tracção integral ou 2×4, adicionada ainda de bloqueio de diferencial.

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Várias melhorias

Muitos componentes externos foram melhorados para garantir mais fiabilidade e resistência sob intenso uso, garantindo-se mais de 200 horas de intervalo entre manutenções periódicas. O chassis foi igualmente reforçado nos pontos chave, para suportar o superior efeito motor e também garantir maior resistência perante um uso que se prevê árduo. É que este Ranger não se coíbe a conseguir rebocar mais de 1100 kg ou de carregar 720 kg na caixa traseira que continua basculante. As suspensões foram reforçadas, sendo todas independentes, garantindo-se por outro lado a maior altura livre ao solo da classe – 33 cm no total, mas 20% que o antecessor. Igualmente continua a incluir-se no equipamento de série a direcção eléctrica assistida (EPS) e o sistema de travão de descida, muito útil em situações de maior esforço.

Do mesmo modo, no cockpit agora retocado em termos de materiais, disposição de comandos, insonorização do motor, mais espaço para as pernas e mais fácil acesso, podem viajar 3 pessoas, pois não parece mas o Ranger inclui três óptimos lugares homologados, não sendo, contudo, dos UTV utilitários mais largos do mercado. O novo modelo chegou aos concessionários em Maio 2019, pelo preço de 18000€, reforçando assim a gama Ranger que inclui o 570, o EV (eléctrico) e o 1000.

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