A casa de Noale já aquece os motores para a realização daquela que é, sem dúvida, a maior festa de celebração da marca italiana. O All Stars, que este ano se realizará a 27 de maio no circuito de Misano, levará milhares de fãs e clientes Aprilia a marcarem presença numa enorme festa onde a gama de modelos será um dos destaques, para além de diversos eventos especiais, test-rides e até a presença dos pilotos da marca nos mais diversos campeonatos do mundo.
Porém, e graças a algumas fotos espia que estão a ser partilhadas em grupos dedicados à Aprilia nas redes sociais, ficámos hoje a saber que duas das motos mais apetecíveis da gama de Noale, a RSV4 e a Tuono V4, deverão marcar presença no All Stars em Misano com algumas novidades interessantes!
Se as motos nas imagens que acompanham este artigo forem na verdade unidades oficiais de desenvolvimento da Aprilia, tanto a superdesportiva RSV4 como a powernaked Tuono V4 irão estrear um novo pacote aerodinâmico.
O grande destaque vai inteiramente para as novas, e sobredimensionadas, asas dianteiras colocadas precisamente abaixo das três óticas típicas das Aprilia RSV4 e Tuono V4.
Ao contrário das asas dianteiras estreadas na versão de 2021, mais integradas nas carenagens laterais, as novas, que supostamente poderão fazer parte de uma renovação mais profunda tendo em vista as versões de 2024 da RSV4 e Tuono V4, aparentam ser uma réplica bastante mais aproximada das soluções aerodinâmicas que o protótipo de MotoGP da Aprilia utiliza em pista.
Asas de duplo perfil, ligeiramente separadas entre si, mais compridas e substancialmente mais salientes em relação à moto. Presumivelmente esta será a forma encontrada pelos engenheiros de Noale de dotarem estas motos de uma aerodinâmica ainda mais especializada e que seja capaz de ajudar os motociclistas a aproveitarem melhor a potência gerada pelo poderoso motor V4.
Recordamos, para os nossos leitores mais esquecidos, que a Aprilia, depois de estrear as asas laterais nas motos apenas para pista e integradas no programa Factory Works, foi a primeira marca a utilizar asas aerodinâmicas de fábrica numa superdesportiva, a RSV4 1100 Factory de 2019.
Ao fim destes anos, a casa italiana continua a evoluir os seus conceitos aerodinâmicos, e muito em breve tudo indica que veremos uma maior ligação das motos de estrada com o protótipo de MotoGP graças a novas asas dianteiras.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!