Maxi Biaggi é o proprietário número um desta versão “X” e assim que a recebeu foi logo para o alcatrão de Mugello “espremer” os 225 cv que oferecem esta superdesportiva para um peso de 165 kg. E com apenas estes dois dados percebe-se o quão especial é esta produção saída da casa de Noale.
Esta edição chega em modo comemorativo do emblemático motor V4 produzido pelo construtor transalpino, tendo sido recriado pela Aprilia Racing para esta versão X. E sendo esta uma edição de homenagem ao caminho da marca na competição, é também uma edição limitada a apenas dez unidades para comemorar o aniversário dos dez anos de um projeto que ganhou sete títulos no Mundial de Superbikes.
A apresentação desta RSV4 X foi “apadrinhada” por um homem com uma carreira excepcional nos Mundiais de Velocidade, Max Biaggi, que decidiu levar imediatamente a sua RSV4 X para a pista, o que confirma que esta é uma moto especial para entusiastas especiais.
“Fazer as curvas de Mugello com esta RSV4 X é uma emoção fantástica! Nesta moto, as sensações são exatamente iguais às de uma moto de competição e, assim que eu acelerei, senti como se nunca tivesse abandonado as corridas” – confidenciou o hexacampeão mundial, depois de rodar em pista, nos passados dias 1 e 2 de setembro.
Outro proprietário que já é conhecido é Andrea Iannone, um dos pilotos de MotoGP da Aprilia. Max e Andrea foram os primeiros a fazer os seus pedidos, depois de testarem a RSV4 X numa aparição relâmpago do modelo a 23 de Março, em Mugello, durante o Aprilia All Stars – um grande evento em que 10 mil fãs da marca participaram.
Construída com base numa Aprilia RSV4 1100 Factory, as vendas da Aprilia RSV4 X esgotaram algumas horas após a abertura das reservas online.
Neste momento, o departamento de competição de Noale está pronto para entregar as RSV4 X aos dez compradores que tiveram a sorte de “agarrar uma das 8 unidades que sobraram (Biaggi e Iannone ficaram com duas).
Um projeto de excelência
A experiência de competição da Aprilia Racing foi posta ao serviço para aliviar a RSV4 X e alcançar um “magro” peso a seco de 165 kg. A Aprilia Racing selecionou uma série de componentes leves e refinados, e dotou-a de carenagens em carbono, decoradas com gráficos inspirados na Aprilia RS-GP de MotoGP.
Outro elemento proveniente da competição é o painel de instrumentos, onde é possível configurar várias elementos electrónicos da RSV4 X.
As jantes são forjadas, em magnésio, propostas pela Marchesini, que ampliam as já impressivas prestações dinâmicas desta X. Os pneus são da Pirelli, sem rasto.
O bloco V4 de 1078 cc foi preparado diretamente pela Aprilia Racing, tendo envolvido a montagem manual dos componentes com um ajuste fino de tolerâncias, tal como é feito nos motores de competição.
O ajuste electrónico é garantido por um mapeamento específico da centralina, que garante um aumento na potência máxima, de uns já excelentes 217 cv (face ao modelo padrão), para uns impressionantes 225 cv.
A Aprilia X está equipada ainda com o sistema ANN (Aprilia No Neutral), a caixa de velocidades com ponto morto posicionado abaixo da primeira engrenagem, de modo a evitar que, na troca de primeira para a segunda velocidade, surjam erros na passagem de caixa. Esta é uma solução que deriva diretamente da experiência da Aprilia no SBK e no MotoGP, e que é disponibilizada pela primeira vez num modelo à venda ao público.
Outros artigos: