Dezembro de 1922 será um momento que todos os fãs da BMW Motorrad e motociclistas não esquecem. Foi nesse momento que o designer Max Friz colocou no papel os traços que viriam a definir a primeira moto fabricada pela marca alemã: a R32. Agora, cem anos depois, a BMW Motorrad acaba de anunciar a produção das R nineT 100 Years e R18 100 Years, duas versões especiais para celebrar precisamente esse momento histórico.
Apresentada ao público em setembro de 1923, a BMW R32 tornou-se no ponto de partida para uma história recheada de muitos sucessos, e que ainda hoje continua a mostrar uma força invejável nos mais diversos segmentos do mundo das duas rodas. A BMW Motorrad cresce de forma inevitável todos os anos, e tudo começou com essa moto que utilizava um motor dois cilindros tipo boxer, refrigerado por ar e a 4 tempos.
Atualmente a gama alemã expandiu para diferentes segmentos, sendo que as R nineT e R18 são das propostas mais retro e clássicas que a BMW Motorrad disponibiliza aos clientes que desejam algo especial.
Agora, no centenário do nascimento da original R32, nascem as versões especiais de produção limitada a 1923 unidades cada, em homenagem à data de apresentação mundial da R32, e denominadas de edições 100 Years.
BMW R nineT 100 Years
A paixão pelo motor dois cilindros de arquitetura boxer originalmente usado na primeira R32 continua a ser bastante forte. E a BMW Motorrad faz questão de o confirmar ao produzir a R nineT, uma proposta neo-retro de estilo minimalista e com elevado potencial de personalização. Também conhecida pelos proprietários e fãs como R9T, esta moto tornou-se num sucesso de vendas e agora chega a vez da R nineT 100 Years fazer sonhar muitos motociclistas.
O coração desta versão de produção limitada a 1923 unidades é, ainda, o clássico boxer arrefecido por ar, capaz de disponibilizar 109 cv de potência máxima e sempre com uma sonoridade viciante.
Em termos visuais, a nova R nineT 100 Years aposta no acabamento cromado que esteve na base de tantas motos da BMW Motorrad ao longo dos anos. Um acabamento que foi aplicado às motos alemãs no final dos anos 1920 do século passado, caracterizando-se pela utilização de cobre, níquel e camada final cromada que resultava numa superfície espelhada e de elevada resistência.
No caso da R nineT 100 Years este tipo de pintura e acabamento é aplicado ao depósito de combustível, combinado com preto e duas finas linhas brancas que delimitam as cores. Na zona de apoio dos joelhos do condutor ao depósito a BMW Motorrad instala um conjunto de proteções com o logótipo 100 Years.
A tampa do assento traseiro é também cromada, o que contrasta com o guarda-lamas dianteiro em preto e com as já referidas linhas brancas. O assento segue a mesma linguagem de design de dois tons.
A R nineT 100 Years apresenta ainda diversos componentes retirados da linha de acessórios Option 719: jantes de raios em preto, elementos maquinados Option 719 Shadow (tampas do motor, cabeças dos cilindros, tampa do depósito de óleo), e ainda o pacote de elementos maquinados Option 719 Shadow II que consiste em manetes, poisa-pés e espelhos retrovisores.
A completar a lista de equipamento que encontramos na nova R nineT 100 Years estão as luzes de curva adaptativas, o pacote Comfort com punhos aquecidos e cruise-control, e ainda os modos de condução Pro.
BMW R18 100 Years
Uma cruiser imponente e com um motor Big Boxer que não deixa ninguém indiferente. A nova R18 100 Years com 91 cv de potência, tal como acontece com a R nineT 100 Years, dá uso ao esquema de cor Classic Chrome, onde o cromado do depósito de combustível contrasta com outros elementos de acabamento em preto e linhas brancas que realçam o logótipo 100 Years.
O assento desta versão especial da R18 é diretamente retirado do catálogo de opcionais Option 719, sendo de dois tons e com costuras em diamante, garantindo assim uma superfície especial para uma edição comemorativa do centenário da marca.
O preto é aplicado à alguns elementos de design, mas principalmente aos componentes mecânicos. Motor e transmissão são pintados no que a BMW Motorrad define como Avus Black, uma denominação que recorda o circuito de velocidade em Berlim e onde a marca celebrou muitas conquistas.
A R18 100 Years conta ainda com inúmeros elementos em cromado que integram a lista de acessórios deste modelo cruiser, e que permitem criar um maior contraste com os elementos mecânicos em preto.
Outros componentes que podemos encontrar instalados de fábrica nesta moto especial são as ponteiras Akrapovic perfuradas de forma a formar o logótipo da BMW Motorrad, ótica dianteira Pro com luzes de iluminação em curva adaptativas, auxiliar de marcha-atrás, cruise-control e ainda os punhos aquecidos.
Quanto a preços, e de acordo com a informação disponibilizada no website oficial da marca em Portugal, a R nineT 100 Years tem um PVP desde 23.441€, enquanto a maior R18 100 Years tem um PVP que começa nos 25.875€.
Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par de todas as novidades da BMW Motorrad. A não perder!