Com a chegada da G 310 R ao mercado em 2015, a BMW lançava a sua primeira roadster abaixo dos 500 cc. Para 2021, a marca bávara renova o modelo com a introdução de várias soluções que lhe aguçam os apelos, sobretudo junto dos seus públicos alvo – os condutores menos experientes e os mais jovens.
O coração da nova BMW G 310 R é ainda o monocilíndrico de refrigeração líquida de 313 cc, com quatro válvulas, duas árvores de cames à cabeça e injecção eletrónica. Conta com uma potência de 25 kW (34 HP) às 9500 rpm e um binário máximo de 28 Nm às 7.500 rpm, porém este foi agora reajustado de modo a cumprir a norma de emissões Euro5. Além desta optimização, a nova G 310 R recebe um acelerador electrónico e uma solução de controlo automático progressivo de acelerador para auxílio nas manobras de arranque e de marcha lenta. A embraiagem deslizante foi também melhorada, permitindo agora uma acção mais suave e precisa.
A anterior G 310 R estava já equipada com luzes de travão em LED, contudo na nova geração do modelo esta tecnologia estende-se à óptica frontal e aos indicadores de mudança de direcção. No guiador encontra-se outra novidade, com as duas manetes, travão e embraiagem, a passarem a oferecer 4 níveis de regulação para maior ajuste e conforto de condução.
Agora o modelo passa a ser oferecido em duas cor base, a Cosmic Black, ou a Polar White. A palete de cores fica completa com a versão Sport, que conta com o acabamento cromático Limestone Metallic, um gráfico “R” vermelho nos painéis laterais da carenagem, além do quadro e pintura das rodas também em vermelho.