BMW mostra versão final da R18

A BMW regressa ao segmento cruiser com a muito antecipada R18, inspirada no passado histórica da marca alemã e evocando modelos como a R 5 de 1936.

BMW R18

Depois de ter mostrado o conceito da R18 ao longo do último ano, a BMW finalmente chegou a uma versão final da moto. Este é o regresso da marca alemã ao segmento custom/cruiser, de onde estava ausente desde o fim da produção da R 1200 C em 2004.

Porém, enquanto que as várias versões da R 1200 C eram apenas mais uma variante da família R, a nova cruiser é muito mais simbólica do ponto de vista histórico. Para além disso, é um modelo com nada em comum com a restante gama: foi totalmente feito de raíz e introduz um novo motor boxer no catálogo bávaro.

Big Boxer

O novo motor de dois cilindros opostos é denominado Big Boxer, por ser o maior feito até hoje pela BMW. Com 1802 cc, o motor debita uma potência máxima de 91 cv, mas é o seu binário, com uma entrega constante de 150 Nm entre as 2000 e as 4000 rpm, que impressiona.

A R18 é um exercício de estilo, de linhas puras e uma homenagem à R5 de outros tempos. Por isso o Big Boxer contribui para a estética vintage. Mas não só. Na busca de um purismo de outros tempos, a BMW cedeu à nostalgia tecnológica a apresenta soluções que o boxer perdeu há uns bons anos. Por exemplo, é refrigerado por ar e óleo.

Mas não só. A BMW combinou o moderno com o clássico. Apesar das quatro válvulas por cilindro, estas são comandadas por hastes e balanceiros, com apenas duas árvores de cames, uma para cada cilindro. Estas estão posicionadas, uma de cada lado, por cima da cambota. Com 1802 cc, cada cilindro tem cotas internas de diâmetro e curso de 107,1 x 100 mm; é um motor grande, e por isso a cambota, para não sofrer vibrações nefastas, tem um moente central, a somar aos das extremidades.

A caixa é de seis velocidades e a transmissão final é por veio e cardã, com o veio niquelado totalmente à vista, contribuindo para o ar clássico deste modelo.

Homenagem à R 5

Sendo uma evocação a modelos de outros tempos, também o quadro seguiu a mesma filosofia. À primeira vista parece um quadro rígido, como o da R 5 de 1936, graças ao seu fabrico em tubos de aço, mas na verdade é um sistema mono-amortecedor cantilever disfarçado, com o amortecedor escondido. Também a forquilha dianteira está escondida dentro de mangas pintadas de negro.

A nova BMW clássica está equipada com uma roda de 19 polegadas na dianteira e uma de 16 polegadas na traseira.

Inevitavelmente, a BMW desenhou uma extensa lista de acessórios e opcionais para a R18, podendo assim ser personalizada, transformando-a, por exemplo, numa bobber.