Ainda há poucos dias terminou o Salão de Milão EICMA, e já a BMW Motorrad apresentou mais novidades para 2025 para além do âmbito das novidades reveladas no certame italiano. Desta feita a marca de Munique divulgou as informações e imagens oficiais das renovadas F 900 R e F 900 XR.
Os grandes destaques nestas propostas alemãs são a redução do seu peso, mas também a melhoria nos seus argumentos técnicos, onde facilmente podemos realçar a utilização de uma nova forquilha dianteira, agora totalmente ajustável.
Mas vamos descobrir estas novidades em maior detalhe.
A BMW F 900 R é a escolha ideal para quem procura um modo de condução mais desportivo, enquanto a BMW F 900 XR oferece maior conforto para viagens longas, com ou sem bagagem. E no ‘coração’ de cada modelo encontramos o motor bicilíndrico paralelo de 895 cc.
Esta unidade motriz permanece relativamente inalterada em comparação com a geração anterior. No entanto, e porque tem agora de ser homologado de acordo com as regras Euro5+, este dois cilindros apresenta curvas de binário e potência ligeiramente diferentes.
A potência anunciada é de 105 cv, sendo que o condutor da F 900 R ou da F 900 XR beneficia de diferentes modos de condução que ajudam a explorar esta performance redefinida para 2025.
Neste ponto particular, a BMW Motorrad decide disponibilizar de série o modo de condução Dynamic, para uma reposta mais dinâmica de todo o conjunto.
Ainda nas ajudas eletrónicas, as ‘novecentos’ alemãs contam com os sistemas Dynamic Traction Control (DTC) e Engine Drag Torque Control que previne o bloqueio da roda traseira em desaceleração ou reduções de caixa, agora também de série. Ajudas que garantem maior segurança e prazer de condução.
Já o novo sistema BMW Motorrad ABS Pro, também de série, permite melhorar a experiência de condução, inclusivamente permitindo um maior controlo da travagem em inclinação. E o Dynamic Brake Control (DBC) oferece maior segurança em situações de travagem mais forte.
A sonoridade do motor alemão pode ser melhorada com a instalação da ponteira Akrapovic em titânio, um acessório oficial, que ajuda ainda a reduzir o peso em 1,2 kg. E por falar em redução de peso, as F 900 R e F 900 XR estreiam novas jantes de 17 polegadas, em alumínio, que pesam menos 1,8 kg que as jantes da anterior geração. Isto permitiu reduzir o peso destes modelos em 3 kg.
Continuando pelas novidades, em ambos os modelos encontramos uma nova forquilha invertida, com bainhas de 43 mm de diâmetro, totalmente ajustáveis. Isto significa que o condutor pode agora afinar os parâmetros de pré-carga, compressão e extensão.
A forquilha apresenta também uma maior rigidez torsional, o que tem impacto do ponto de vista do comportamento dinâmico das motos, nomeadamente garantindo uma direção que se apresenta mais precisa.
Como destaques individuais, a F 900 R apresenta uma posição de condução mais avançada, devido ao novo posicionamento do guiador e dos poisa-pés, colocando o condutor mais próximo da roda dianteira, enquanto a F 900 XR oferece maior proteção contra o vento devido ao defletor dianteiro redesenhado, luz adaptativa Headlight Pro e punhos aquecidos.
Ambos os modelos incluem uma bateria mais leve e luzes traseiras integradas nos indicadores de mudança de direção.
A BMW F 900 R está disponível em Snapper Rocks Blue, Triple Black e Sport (Lightwhite com Racingblue metallic). Já a BMW F 900 XR oferece as opções Racing Red, Triple Black e Sport (Lightwhite com Racingblue metallic).
Aguardamos pela confirmação oficial por parte da BMW Motorrad Portugal sobre a disponibilidade e preços das diversas variantes e opções de cores.
Galeria de fotos BMW Motorrad F 900 R e F 900 XR
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!