BMW Motorrad R 18 – Muitas novidades para as diversas variantes Big Boxer

A BMW Motorrad anuncia muitas novidades para as diversas variantes da R 18. O motor Big Boxer está mais forte, mas há mais para descobrir!

r 18

Aquela que podemos considerar a moto ‘navio-almirante’ da BMW Motorrad, quer pelas suas dimensões gerais, quer pela cilindrada, acaba de ganhar muitas novidades para 2025. A cruiser R 18 e o seu motor Big Boxer foram alvo de modificações para este ano, e a marca alemã acaba de revelar o que esteve a preparar para cada variante.

Numa gama que tem crescido de forma sólida, basta relembrar o surgimento da R 18 Classic em 2020, seguida pela R 18 Transcontinental e a BMW R 18 B em 2021, e, mais recentemente, a R 18 Roctane, em 2023, destaca-se claramente o seu motor dois cilindros opostos na horizontal, o conhecido Big Boxer.

O motor de 1802 cc de 91 cv oferece agora um binário máximo de 163 Nm que fica entregue às 3.000 rpm, garantindo uma performance mais robusta entre as 2.000 e as 4.000 rpm, regimes em que de acordo com a BMW Motorrad o condutor da R 18 vai poder sentir a força da quase totalidade do binário, estando disponíveis 150 Nm.

As modificações operadas no Big Boxer garantem que os modelos estão em conformidade com a norma ambiental Euro 5+, que inclui maior longevidade dos sistemas de emissões.

r 18

As novidades não se ficam por aqui!

A R 18 ganha um visual mais dinâmico fruto da introdução de guarda-lamas dianteiro e traseiro redesenhados, que no caso do eixo traseiro da moto estará a cobrir uma nova jante que passa a ser de 18 polegadas em vez das anteriores 16 polegadas. As próprias jantes adotam um design diferente passando a contar com sete braços divididos.

Refira-se que a BMW Motorrad disponibiliza diversos tipos de jantes e diferentes acabamentos opcionais, incluindo para as jantes de raios de 19 e 16 polegadas.

Em termos visuais podemos agora notar que os guarda-lamas passam a estar mais integrados com o design geral do conjunto, em particular com o depósito de combustível, sendo estes três elementos esculpidos de forma a transmitir a ideia de que são concebidos a partir de uma peça única.

O sistema de escape foi também redesenhado com a introdução de novas ponteiras de formato redondo, enquanto o assento do condutor conta com mais 10 mm de espuma para se tornar mais confortável, e de contornos redefinidos. E por falar em conforto, a suspensão traseira tem uma estrutura redefinida de forma a combinar com a nova jante maior, sendo as afinações também adaptadas a estas mudanças.

r 18

Na BMW Motorrad R 18 passamos a encontrar uma ótica dianteira com luzes diurnas, para além de uma ficha USB-C.

A variante base desta cruiser conta com motor prateado, sistema de escape cromado, e jantes fundidas em preto. A pintura é a Blackstorm Metallic. Depois a R 18 pode ser personalizada com a variante Option 719 Olivine. Neste caso o motor passa a contar com acabamento em preto, o Aero Package, jantes Option 719 Icon de 19 / 16 polegadas, um sistema de escape cromado, assento Option 719 e, por fim, uma esbelta pintura Velvet Green Metallic.

Como maior novidade encontramos ainda a variante R 18 Blacked Out que, como o nome indica, será a variante perfeita para quem gosta de passar mais despercebido pois todos os seus elementos são em preto.

r 18

Passando para a R 18 Classic, encontramos alguns refinamentos ao nível do design, nomeadamente o novo guarda-lamas dianteiro que passa a cobrir uma jante de 19 polegadas, de raios, que anteriormente era de 16 polegadas. O novo guarda-lamas incorpora uma extensão.

Outras novidades disponíveis na R 18 Classic são as ponteiras redondas, luzes diurnas e ficha USB-C. A versão base deste modelo conta com motor com acabamento prateado, sistema de escape prateado, coberturas das bainhas da forquilha dianteira, enquanto a pintura combina o Blackstorm Metallic e o Mineral Grey Metallic Matt.

Existem ainda as variantes opcionais Option 719 Aquamarine que, entre outros detalhes, troca as jantes de raios por jantes fundidas, enquanto a variante Blacked Out escurece todos os elementos da R 18 Classic.

Os modelos Roctane, B e Transcontinental foram também atualizados com novas opções de pintura, como o Two-Tone Dragonfire Red Metallic, além do pacote Comfort que inclui funcionalidades avançadas como monitorização da pressão dos pneus (RDC) e sistema de fecho centralizado.

Galeria de fotos gama BMW Motorrad R 18

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!