Bosch apresenta o revolucionário sistema de ajudas à condução com travagem automática!

Os especialistas da Bosch já revelaram os detalhes do seu novo pacote de ajudas eletrónicas à condução, que inclui travagem automática.

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Graças a uma parceria que tem sido altamente proveitosa para a KTM e para a Bosch, pois tem permitido à marca austríaca colocar na estrada motos altamente evoluídas do ponto de vista tecnológico, e permite aos especialistas de sistemas eletrónicos destacar-se com as suas inovações, sabemos agora que a próxima 1390 Super Adventure será a primeira moto do Mundo a estrear o novo pacote eletrónico de ajudas à condução desenvolvido pela Bosch.

Este revolucionário pacote eletrónico foi oficialmente confirmado e a Bosch já explicou as diversas opções e ajudas eletrónicas à condução que prometem alterar bastante a forma como os motociclistas desfrutam de uma moto, e, neste caso, a KTM 1390 Super Adventure.

A apresentação oficial da moto austríaca acontecerá em novembro, durante o Salão de Milão EICMA, altura em que teremos todos os detalhes desta proposta aventureira, pois a KTM já confirmou o regresso ao evento italiano depois de alguns anos de ausência.

Porém, a Bosch já antecipou parte das muitas novidades dessa moto, nomeadamente confirmando que estará equipada com um sistema avançado de ajudas à condução baseado na tecnologia de radar.

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O objetivo da Bosch é claro: melhorar o conforto do condutor e também a sua segurança passiva e ativa.

Uma das grandes novidades que estão incluídas no novo sistema Bosch é o Cruise Control Adaptativo Stop & Go (ACC S&G). O nome praticamente permite perceber o que faz esta função: para além de o cruise control conseguir manter e adaptar a velocidade em relação ao veículo que circula à frente da moto, a função Stop & Go permitirá, de forma automática, que a moto pare completamente!

Imaginando que o veículo à frente tem de parar, a moto automaticamente aplicará os travões de forma a parar em segurança. De seguida, e bastando pressionar um botão específico ou acelerar ligeiramente, o sistema voltará a acelerar a moto para a velocidade definida inicialmente, sempre ajustando a velocidade de forma a manter uma distância segura para o outro veículo.

A função Cruise Control Adaptativo Stop & Go está especificamente concebida para ser utilizada em motos que estejam equipadas com sistema de transmissão automatizada, como será o caso da nova KTM 1390 Super Adventure, uma moto que, conforme a Revista Motojornal aqui explicou em detalhe , vai estrear a Automatic Manual Transmission (AMT).

Ligado a esta função já referida encontramos no sistema eletrónico da Bosch a função Group Ride Assist (GRA). Os ‘normais’ cruise control adaptativos funcionam bem quando o veículo à nossa frente está ao centro da via. Já quando o veículo à frente está mais aproximado do lado direito ou esquerdo da via, o sistema sente maiores dificuldades.

Neste caso, o sistema GRA desenvolvido pela Bosch consegue detetar e perceber se a moto está a circular, por exemplo, em grupo, altura em que, dizem as regras de segurança, os motociclistas adotam uma formação desfasada. O GRA, através do seu algoritmo exclusivo, conseguirá adaptar a velocidade da moto mesmo quando as restantes motos do grupo trocam de posição ou se movimentam para zonas laterais da via.

Continuando pela lista de inovações que podemos usar com este sistema de ajudas eletrónicas da Bosch, destacamos o Riding Distance Assist (RDA).

Neste caso a travagem ou aceleração são automaticamente acionadas de acordo com a distância para o veículo à frente da moto. O condutor não tem de selecionar ou ajustar a velocidade para um valor específico. O RDA funciona de forma independente, ao contrário do cruise control adaptativo.

Outra ajuda à condução a ter em conta é o Emergency Brake Assist (EBA).

Uma função concebida para funcionar em situações limite, quando o sistema deteta a possibilidade de acontecer um impacto e a eletrónica deteta que o condutor não aplicou pressão suficiente no sistema de travagem que evite a colisão.

Nesses casos, o EBA irá aumentar a pressão no sistema de travagem de forma a evitar a colisão, ou pelo menos a reduzir a velocidade da moto para um valor que minimize os efeitos de uma colisão que é inevitável. Refira-se que o EBA não funciona caso o condutor da moto não esteja a aplicar força nos travões ou a moto circule acima dos 160 km/h.

Por último, temos de referir as funções Rear Distance Warning (RDW) e Rear Collision Warning (RCW).

O nome destas ajudas indica que o sistema está concebido para proteger o motociclista (e a moto) de veículos que se aproximem de forma considerada perigosa por trás. O RDW avisará o condutor, por meio de avisos luminosos e sonoros, de que algo se aproxima por trás, permitindo ao condutor adotar medidas defensivas.

E o RCW avisará os veículos atrás da moto da posição da moto na estrada ao ativar os intermitentes, uma função importante em caso de, por exemplo, a moto ser obrigada a uma travagem mais forte que pode apanhar desprevenidos os condutores de outros veículos.

Isto tudo é possível graças ao conjunto de radares dianteiro e traseiro que a KTM irá usar na nova 1390 Super Adventure, que estarão em comunicação com a centralina da moto e também irão utilizar as informações da plataforma de medição de inércia (IMU) para obter uma melhor ‘visualização’ do espaço em redor da moto, e que permitirá que cada uma das funções do sistema Bosch que referimos sejam adaptadas em tempo real às condições de condução.

Nos documentos oficiais de divulgação deste sistema revolucionário de ajudas à condução de moto, a Bosch destaca que graças a estas tecnologias seria possível, na Alemanha, evitar um em cada seis acidentes!

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