O Campeonato do Mundo de Rally-Raid prossegue a sua temporada 2024 com a realização daquela que será a terceira ronda do ano. Depois do Rali Dakar e do Abu Dhabi Desert Challenge, chega a vez dos melhores pilotos e equipas de rally-raid enfrentarem o percurso português no BP Ultimate Rally-Raid Portugal.
De 3 a 7 de abril (quarta-feira a domingo), dezenas de pilotos vão enfrentar-se na competição Moto, com o BP Ultimate Rally-Raid Portugal a atrair ao nosso país alguns dos grandes nomes desta disciplina do “off road”.
Com o quartel-general da prova instalado em Grândola, a competição organizada pelo ACP começa já hoje a ‘mexer’ com as primeiras verificações administrativas e pré-verificações técnicas, mas é só a partir de quarta-feira, 3 de abril, e até domingo 7 de abril, que se irão ouvir os motores ao longo das pistas do Alentejo e Ribatejo, com uma incursão por Espanha, num total de mais de 1700 km, incluindo um milhar de quilómetros de setores seletivos cronometrados.
Nas duas rodas, com uma lista de 64 inscritos, destaque para a formação Honda-HRC capitaneada por Ruben Faria, que faz alinhar um fortíssimo quarteto de pilotos composto por Pablo Quintanilla, Skyler Howes, Adrien Van Beveren e Tosha Schareina Quintanilla.
Na equipa Monster Energy Honda destaque para a ausência confirmada à última hora do vencedor do Rali Dakar. Ricky Brabec, por questões e compromissos relacionados com patrocinadores que o obrigam a estar presente num evento nos Estados Unidos, não estará presente na prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Rally-Raid.
Já a Hero Motorsports conta com o 2º colocado do Rali Dakar 2024, Ross Branch, ao lado do ‘nosso’ alemão mais português de sempre, Sebastian Bühler. Quanto a Joaquim Rodrigues, piloto fixo da Hero MotoSports há várias épocas, depois de ter anunciado o seu abandono das competições enquanto piloto, foi recentemente confirmado como novo diretor desportivo da equipa, pelo que fará a sua estreia nesse novo papel em casa.
A Sherco apresenta-se com Lorenzo Santolino e Harith Noah, enquanto as motos oficiais do grupo KTM primam pela ausência, embora contemos com a formação da Bas World KTM Rally Team, com Bradley Cox e Matthieu Doveze, entre várias outras equipas internacionais com motos da KTM e Husqvarna.
Os pilotos portugueses no BP Ultimate Rally-Raid Portugal
Presentes estão também vários dos melhores pilotos nacionais, casos de António Maio (Yamaha), Martim Ventura e Bruno Santos (Husqvarna), num lote que inclui ainda as Honda dos irmãos Gonçalo e Salvador Amaral e de Pedro Bianchi Prata.
Martim Ventura, que noutros campeonatos tem competido com uma Husqvarna, fará aqui a sua estreia neste tipo de provas internacionais. O jovem piloto confessa que “Este Rally Raid vai ser uma novidade para mim e vai ser a minha estreia em corridas internacionais. É um orgulho partilhar as pistas com os grandes pilotos do Dakar e do Campeonato Mundial de Rally-Raid. É uma prova que permite uma adaptação mais fácil por ser realizada em Portugal e acredito que vai ser bem disputada. Quero apelar ao público português para ir para os percursos apoiar os pilotos nacionais porque vai ser de facto uma grande festa. Estou muito feliz por iniciar nesta corrida a minha experiência internacional e espero que seja o começo de uma longa carreira nos ralis internacionais”.
O percurso do BP Ultimate Rally-Raid Portugal
Para as motos, o Prólogo terá lugar em Grândola a partir das 8h35 de quarta-feira 3 de abril, com a partida da 1º etapa a acontecer em Santiago do Cacém às 12h30 e regresso ao bivouac em Grândola.
Na quinta-feira, a 2ª etapa começa e termina naquela cidade alentejana, com a 3ª tirada no dia seguinte, a mais longa da prova, de 613 km (300 km de sector seletivo) a ligar Grândola a Badajoz, onde a caravana irá pernoitar, regressando a Grândola no final da 4ª etapa após uma etapa de 550 km (270 km cronometrados) que inclui uma incursão em território espanhol.
A quinta e última etapa, no domingo, conta com uma especial de 130 km disputada a norte de Grândola, que encerra esta primeira edição do BP Ultimate Rally-Raid Portugal.
Refira-se que no final de todas as etapas o público terá acesso ao Bivouac em Grândola, no que será um momento mais especial para os fãs, que assim podem ver as motos e outras máquinas de perto, enquanto são preparadas para o dia seguinte.
Para seguir de perto todas as incidências do BP Ultimate Rally-Raid Portugal pode clicar aqui e aceder à página oficial do evento.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!