BP Ultimate Rally-Raid Portugal – Schareina reforça liderança com vitória na etapa mais longa

O BP Ultimate Rally-Raid Portugal cruzou fronteira e chegou a Espanha. Tosha Schareina venceu a 3ª etapa e reforçou liderança.

Na antevisão da 3ª etapa do BP Ultimate Rally-Raid Portugal já se adivinhava um dia bastante duro para os pilotos da categoria Moto que continua a enfrentar o desafio da terceira ronda do Campeonato do Mundo de Rally-Raid. Hoje, 5 de abril, a caravana tomou rumo a Espanha, percorrendo 282 quilómetros contra o cronómetro num percurso que ligou Grândola a Badajoz.

O espanhol Tosha Schareina (Monster Energy Honda Team), depois de ver o seu maior rival até ao momento neste BP Ultimate Rally-Raid Portugal a brilhar em “casa” no dia de ontem, Sebastian Bühler (Hero Motorsport Team Rally), aproveitou a entrada no seu país para levar a Honda CRF450 Rally à vitória na 3ª etapa.

Schareina venceu o dia de hoje com uma margem de 48 segundos sobre o luso-alemão Bühler, e desta forma conseguiu reforçar a liderança na classificação Geral das motos, uma liderança que já é sua desde o primeiro dia de prova.

bp ultimate rally-raid portugalTer arrancado em 6º na ordem de partida de hoje ajudou Tosha Schareina a maximizar o ganho de tempo para os rivais, principalmente para Sebastian Bühler, com o luso-alemão a confessar que depois de uma primeira parte rápida, e chegada ao percurso montanhoso obrigou a outros cuidados com a navegação, e foi aí que perdeu tempo para o espanhol da Honda, equipa liderada por Ruben Faria.

“Foi uma etapa mesmo dura. No início muito rápida, mas depois com a navegação na zona montanhosa, não foi nada fácil abrir a estrada. Acho que perdi algum tempo aí, mas depois ataquei até ao final, pelo que acabou por ser uma boa etapa”, disse no final do dia Sebastian Bühler.

Os pilotos portugueses continuam em destaque neste BP Ultimate Rally-Raid Portugal.

Ao terceiro dia, Bruno Santos (Husqvarna) voltou a terminar no pódio, tendo perdido 3 minutos para o vencedor do dia. Depois de mais um brilharete, que inclusivamente lhe permite entrar no pódio à Geral, o que revela bem o excelente andamento do antigo campeão nacional, Bruno Santos não escondeu que se divertiu pese embora tenha sido “Uma etapa louca! Uma mistura incrível de terrenos, estradões muito rápidos e depois uma zona de montanha, estreita e com muita navegação. Diverti-me imenso”.

Na verdade, o pódio da 3ª etapa até poderia ter ficado na posse de outro português.

bp ultimate rally-raid portugalAntónio Maio (Yamaha), conseguiu ser o terceiro mais veloz a cumprir o percurso com destino final em Badajoz, cruzando a chegada com 1m15s de atraso para Tosha Schareina. Porém, o pluricampeão nacional de TT e muito experiente nestas andanças de rally-raid, viria a sofrer uma penalização de 6 minutos devido a excesso de velocidade e fechou o dia em 6º. Encontra-se em 5º na Geral a pouco mais de 14 minutos do líder.

Salvador Amaral (Wingmotor Honda) foi hoje o 16º batendo o seu irmão Gonçalo Amaral (24º). Porém, na Geral, as posições são inversas, com Gonçalo em 19º a liderar a classificação em R3 disputando essa classe com Salvador Amaral (21º).

Refira-se que o pódio entre as R3 é integralmente ocupado por pilotos portugueses, com Pedro Bianchi Prata (Honda) a ser o terceiro. O veterano piloto continua a recuperar o ritmo e posições depois de um início de BP Ultimate Rally-Raid Portugal com diversos problemas, e encontra-se na Geral em 35º.

Martim Ventura (Husqvarna) teve nesta 3ª etapa um dia para esquecer, perdendo muito tempo devido a penalização e acabando por se afundar na classificação. Desceu de 22º para 55º, já com uma grande diferença de tempo para os pilotos mais rápidos na categoria Moto.

Integralmente disputada, em Espanha, na região da Estremadura, a etapa de amanhã (sábado) é percorrida em pisos, teoricamente, mais duros do que os que foram percorridos nos três primeiros dias do bp Ultimate Rally-Raid Portugal. A localidade de Villa Franca de Los Barros, a sul de Badajoz, recebe o final do setor cronometrado de 253 quilómetros, com os concorrentes a rumarem, em ligação, para o Bivouac localizado em Grândola.

foto @ Rally Raid PT

Classificação Geral do BP Ultimate Rally-Raid Portugal após 3ª etapa

1 – Tosha Schareina

2 – Sebastian Bühler +3m44s

3 – Bruno Santos +10m01s

4 – Skyler Howes +13m43s

5 – António Maio +14m14s

6 – Lorenzo Santolino +16m26s

7 – Adrien van Beveren +16m48s

8 – Ross Branch +17m25s

9 – Pablo Quintanilla +18m08s

10 – E. Canet Ardevol +26m58s

19 – Gonçalo Amaral +53m19s

21 – Salvador Amaral +1h03m24s

35 – Pedro Bianchi Prata +1h57m21s

55 – Martim Ventura +28h07m48s

Leia também – Antevisão do BP Ultimate Rally-Raid Portugal

Leia também – Resultados da 2ª etapa

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!