Bridgestone adquire certificação a caminho da neutralidade carbónica

A marca japonesa Bridgestone recebe agora a certificação SBT para metas de redução de emissões de CO2.

bridgestone

A certificação SBT (Science Based Targets) da iniciativa SBTi concedeu à Bridgestone esta certificação que tem por base as metas de redução de emissões de CO2 para 2030, definidas pela própria marca especialista no fabrico de pneus de moto.

A marca japonesa está a acelerar as iniciativas internas para a realização do seu quadro empresarial de sustentabilidade, que assegura a ligação entre as atividades de sustentabilidade e as empresas fornecedoras de matérias primas, para contribuir para a neutralidade carbónica e uma economia circular ao longo da cadeia de valor.

A SBTi concede certificação a empresas que tenham estabelecido objetivos baseados na ciência para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.

É esperado que estes objetivos cubram períodos de 5 a 10 anos, e que cumpram os níveis estipulados pelo Acordo de Paris, sendo estes esforços globais alinhados com o compromisso empresarial da Bridgestone, definido como “Compromisso Bridgestone E8”, e que visa acelerar a transformação para uma empresa com um negócio de soluções sustentáveis

A Bridgestone prossegue assim com a aplicação de medidas do seu objetivo de neutralidade de carbono, ao trabalhar para aumentar simultaneamente a sua contribuição para a redução de CO2 e minimizar as emissões de CO2, com ênfase na importância de cortes rápidos e profundos nas emissões.

bridgestonePara isto acontecer, a marca japonesa procura alcançar melhorias contínuas na eficiência energética das suas atividades de produção, ao mesmo tempo que intensifica os esforços para utilizar as energias renováveis.

Ao mesmo tempo, a Bridgestone esforça-se por reduzir as emissões de CO2 em toda a cadeia de valor e em todo o ciclo de vida dos seus produtos, como os pneus de moto, que abrange desde a aquisição de matérias primas até à distribuição, utilização, reutilização e reciclagem. Esta certificação SBT premeia o esforço que a marca tem feito, e que lhe tem também garantido a obtenção de uma classificação de A- ou superior do CDP nos últimos sete anos, indicando que está a demonstrar excelência no combate às alterações climáticas.

E quais são as formas que a Bridgestone encontrou para reduzir a sua pegada ecológica?

Aqui ficam alguns exemplos:

Para minimizar as emissões de CO2: Promoção de Fábricas Verdes e Inteligentes

– A Bridgestone procura obter mais de 50% da sua energia (eletricidade) a partir de energias renováveis até 2023 e desafia a atingir aproximadamente 100% de energia renovável (eletricidade) até 2030. Será feita a transição para a energia renovável para toda a eletricidade adquirida em todas as instalações da marca na Europa, quatro fábricas no Japão (Hikone, Shimonoseki, Tosu, e Kitakyushu), e duas fábricas na China (Tianjin e Wuxi). A Bridgestone começou também a utilizar energia solar em fábricas na Tailândia, nos EUA e na Europa.

Aumentar a contribuição para a redução de CO2: Pneus VE Equipados com Tecnologia Inovadora de Pneus “ENLITEN”

– Esta tecnologia ajuda a aumentar a distância de condução e a eficiência elétrica dos VE, reduzindo a resistência ao rolamento dos pneus. Ao mesmo tempo, os pneus equipados com ENLITEN podem ser personalizados para proporcionar o desempenho procurado nos VE. Por exemplo, a tecnologia ENLITEN pode ser utilizada para baixar o peso dos pneus ou para ajudar a conservar recursos através de uma melhor resistência ao desgaste.

Ênfase acrescida no envolvimento dos fornecedores

– Em 2021, a Bridgestone reviu parcialmente a sua política global de aquisições sustentáveis. Isto inclui modificações para melhor moldar as iniciativas para atingir a neutralidade de carbono. Também realiza fóruns explicativos sobre esta política para fornecedores nas várias regiões onde desenvolve negócios para assegurar que compreendem plenamente as políticas e atividades da Bridgestone. Guiada por esta política, a Bridgestone continuará a trabalhar em conjunto com os fornecedores para reduzir as emissões de CO2 nas áreas a montante da cadeia de abastecimento.

Para mais informações sobre os esforços da Bridgestone a nível ecológico e neutralidade carbónica pode visitar a secção de sustentabilidade no portal da marca clicando aqui .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!