Campeões Nacionais coroados no Estoril

O campeonato nacional de velocidade teve o derradeiro desfecho no passado fim de semana, atribuindo os títulos finais nas classes que permaneciam em aberto.

No ‘cair do pano’ sobre o campeonato nacional de velocidade 2020 foi o Circuito do Estoril que acolheu as decisões finais. Uma temporada marcada pela ausência do público na bancadas por força das restrições sanitárias.

Com os principais títulos em aberto, a derradeira prova revestia-se de especial interesse.

Tiago Magalhães

Na classe maior do campeonato e com Ivo Lopes na ‘pole’ ao lado de Tiago Magalhães e Romeu Leite, foram 11 os pilotos que alinharam na grelha de partida. Ivo queria encerrar o mais rápido possível as contas do campeonato e sem Pedro Nuno em pista ficou mais simples a renovação do título. O piloto da BMW consumou logo no Sábado, a conquista do seu terceiro título, após liderar a totalidade das 15 voltas ao traçado estorilista. Ivo Lopes fechou as contas do título na frente de Tiago Magalhães e Ricardo Lopes, ficando assim encerrada a questão do ceptro. Na segunda corrida, realizada na tarde de Domingo, foi Tiago Magalhães quem venceu, a sua única vitória do ano, na frente de Ivo Lopes e Romeu Leite após uma corrida marcada pela chegada da chuva que ‘abrandou’ o ritmo e refrescou o derradeiro confronto da época.

Ivo Lopes

Supersport 300 e Pré-Moto3

Com Ivo Lopes a assegurar o terceiro título consecutivo, o dia foi também de decisões nas Supersport 300. Em igualdade pontual Tomás Alonso e Dinis Borges tinham que forçosamente entrar com tudo na corrida. As primeiras voltas da corrida foram intensas e viram vários pilotos passar pela primeira posição. Mas com a pista molhada, as escorregadelas aconteceram e na quarta volta foi Tomás Alonso quem assumiu o comando e não mais o largou até ao final. De referir que o piloto de Odivelas foi obrigado a cumprir uma “long lap”, encetando uma recuperação notável de oito posições, à chuva… Com esta vitória, o piloto da Rame Moto assegurou a conquista do título nacional na classe. Entre o pelotão das Pré-Moto3, a vitória sorriu a Daniel Bento, que fez uma estreia muito forte na pista molhada, ficando o título entregue a Gonçalo Ribeiro.

Pódio Supersport300

85GP/Moto4 e Troféu Luís Carreira

Nas 85GP/Moto4 Afonso Almeida saiu da ‘pole’ e venceu após liderar todas as 10 voltas da corrida, o mesmo fazendo Pedro Matos que liderou sempre nas Moto5, secundando na geral o novo campeão das 85GP/Moto4, Afonso Almeida.

No Troféu Luis Carreira a vitória nas Open foi para João Curva em ambos os dias, Pedro Dias venceu nas SBK no primeiro dia, para ser batido por João Melo no segundo e António Reis nas SS em ambas as jornadas.

Duarte Amaral foi o mais rápido no pelotão das Tuono Cup e Luis Franco nas ZCup, com este a repetir a façanha na derradeira corrida do ano, cabendo a Paulo Vicente a vitória nas Tuono Cup.

Por força das restrições sanitárias devido ao Covid-19 não foi realizada a habitual entrega de prémios de final de campeonato, tendo os vencedores recebido os respectivos troféus num momento mais reservado e respeitando o distanciamento social.

Velocidade 2020
Santo André a 8 de Novembro

Por força da recentes medidas anunciadas pelo governo que limitam a deslocação entre concelhos no próximo fim‑de‑semana, a FMP decidiu em acordo com os participantes adiar em uma semana a prova agendada para o Kartódromo de Santo André. A prova será assim realizada no dia 8 de novembro.

Nacional Supermoto
Santo André cancelada

Com data marcada para o dia 8 de novembro a prova do Nacional Supermoto em Santo André foi cancelada. A última prova do campeonato da disciplina será realizada em Pombal em data a anunciar e com jornada dupla de forma a serem contabilizados oito resultados para o campeonato.