Circuito de Brno diz adeus ao MotoGP

O histórico traçado checo acaba de anunciar que desistiu de receber provas do Mundial de Velocidade por serem financeiramente inviáveis.

A decisão e o anúncio partiu da administração do histórico Circuito de Brno, afirmando que é finaceiramente impossível organizar provas mundiais sem o apoio do público. Agora e, aparentemente, para o futuro.

Devido às circunstânicas actuais provocadas pela COVID-19, a incerteza causada pela ausência (total ou parcial) dos quase 200.000 fãs do evento em 2021, tornam o GP checo inviável. Além disso, este circuito para receber o MotoGP teria de asfaltar novamente o traçado por completo, uma obra que implica um investimento de vários milhões de euros.

De acordo com o Gpone.com, o promotor local tinha anunciado em Dezembro passado a inclusão da ronda de Brno na temporada 2021, afirmação que não se confirmou com a oficialização do Calendário de MotoGP que arranca já no próximo mês, no Qatar. Recorde-se, no entanto, que a a 11.ª ronda da época na primeira versão provisória do Calendário ficou em aberto, com a Dorna a criar uma vaga para a inclusão da ronda Checa de Brno, porém pendente da realização de obras de requalificação do traçado.

Todavia, no comunicado agora emitido, a administração do Circuito declara que decidiu “não organizar provas de campeonatos mundiais no futuro”, e com estas palavras aparentemente coloca um ponto final nas aspirações de promover o GP da República Checa em MotoGP, não só agora como num futuro próximo.

 

De acordo com Ivana Ulmanová, Diretora do Autódromo de Brno, “Nós temos muitos anos de experiência na organização de competições mundiais e sabemos bem os custos inerentes. Nenhum evento desportivo ou cultural de cariz global é financeiramente viável sem as receitas do público”.

O circuito checo vai agora concentrar-se na promoção de provas dos campeonatos locais, bem como promover o aluguer do traçado para todo o tipo de iniciativas motorizadas, em função das restrições impostas pela pandemia.

Outros artigos:

MotoGP: Portimão confirmado em Abril

KTM histórica em Brno