O Sepang International Circuit (SIC) instalou um complexo sistema de iluminação para permitir actividades nocturnas na pista. O sistema de iluminação foi inaugurado pelo Primeiro Ministro malaio Mahathir bin Mohamad, ontem.
O circuito malaio consegue assim alargar as horas de operação, proporcionando ao mesmo tempo actividades fora do intenso calor diurno. O circuito tinha uma taxa de ocupação de 98%.
«Vimos que a única oportunidade para aumentar a ocupação da pista era abri-la à noite, por isso decidimos torná-la acessível instalando luzes à sua volta», explica Sri Azman Yahya, presidente do SIC.
O sistema foi concebido e montado pela Musco Lighting. Foi esta empresa americana que iluminou o circuito de Losail no Qatar e ainda o Yas Marina no Abu Dhabi e o Circuito Internacional do Bahrein.
Foco nas motos
O sistema de iluminação consiste holofotes montados em 64 postes com alturas entre os 17 e os 43 metros. Depois de testes efectuados no ano passado, a Musco concluiu que a iluminação devia ter entre 70 e 150 lux; o sistema montado permite uma iluminação de 150 lux consistente em toda a pista. A intensidade da iluminação foi feita a pensar especialmente nos pilotos de motos; a localização dos postes foi tida em consideração e foi aprovada pela Federação Internacional de Motociclismo.
Aliás, o SIC alterou o foco e quer concentrar-se precisamente nas motos. Citado pelo jornal malaio The Star Online o Ministro da Juventude e Desporto Syed Saddiq Syed Abdul Rahman diz que «decidimos afastar-nos da F1 e em vez disso vamos concentrar-nos nas duas rodas, incluíndo MotoGP e Superbike. A F1 é cara e sabemos que tem um retorno residual».
O Circuito de Losail, no Qatar, foi o primeiro circuito internacional de velocidade a receber um sistema de iluminação. Inaugurado em 2004, ano em que recebeu o seu primeiro grande prémio de MotoGP, realizou o primeiro GP nocturno da história em 2008. Poderemos vir a ter rondas nocturnas do Mundial de Velocidade ou de Superbike em Sepang?