CN Enduro 2022 – Valpaços fecha temporada

A ronda deste fim-de-semana em Valpaços vai encerrar o CN Enduro 2022 e só no final desta etapa ficaremos a conhecer o campeão da temporada.

Valpaços recebe este fim-de-semana a última etapa do CN Enduro 2022 – Campeonato Nacional de Enduro, prova que tem a organização do Usprigozus Clube TT de Vilarandelo. Com apenas 12 pontos a separar os dois primeiros classificados na geral absoluta o título de campeão da especialidade decide-se só no final desta jornada.

Nesta derradeira ronda de Valpaços, os pilotos vão contar com dois dias de competição e por isso esta sexta edição do Enduro Rota do Folar promete ser bastante competitiva, não apenas pela esperada luta entre Diogo Ventura e Luís Oliveira – este o actual líder do campeonato – mas também pela possibilidade que outros nomes de importância maior poderem aparecer e aproveitar para vencer no encerramento do campeonato. Rui Gonçalves, que venceu em Águeda, ou Morgan Lesiardo podem ser decisivos na discussão pela vitória e por arrasto também na decisão da coroa final de mais uma época de enduro.

Para esta edição 2022 do Enduro Rota do Folar, o percurso conta com cerca de 45 quilómetros por volta (especiais incluídas) e decorrerá no concelho de Valpaços, com três provas Especiais Cronometradas: Enduro Test (ET), Cross Test (CT), Extreme (EX), dois Controlos Horários (CH) e uma Zona de Assistência (ZA) no Pavilhão Multiusos (Paddock).

Todas as provas especiais podem ser previamente reconhecidas pelos pilotos, situando-se a CT no Cabeço na pista de motocross, a EX junto à Fraga da Calvoa em Vilarandelo e a ET na Lama de Cerdeira em Vilarandelo, sendo devidamente sinalizado o trajecto até às mesmas.

Neste sábado, dia 18 de junho, o percurso tem de ser percorrido 3 vezes pelos pilotos ELITE, OPEN, VERDES, VETERANOS e SENHORAS, 2 vezes pelos SUPER VETERANOS, PROMOÇÃO e HOBBY.

No dia 19 de Junho, domingo, o percurso vai ser percorrido 3,5 vezes pelos pilotos ELITE e OPEN, 3 vezes pelos VERDES e VETERANOS e SENHORAS, duas vezes pelas Classes SUPER VETERANOS, PROMOÇÃO e HOBBY.

Quanto a especiais, a Cross Test (CT) está localizada no Cabeço na pista de motocross, em terreno inclinado, com subidas e descidas, com saltos naturais e pequenos relevos (5,5 Km). A Enduro Test (ET) levará os pilotos a Lama de Cerdeira em Vilarandelo em terreno misto de terra e areia com pequenas curvas bem delineadas (4,5 Km).

Já relativamente à Extreme Test (EX), a mesma vai estar junto à Fraga da Calvoa em Vilarandelo, toda ela sem alterações do piso, aproveitando o relevo do terreno e com alguma pedra (1,5 km).

No primeiro dia de competição (sábado), o primeiro piloto a partir tem ordem de arranque às 11 horas da manhã e, no domingo, o primeiro concorrente vai deixar os parque fechado às 09h00.

Fonte: FMP