A Comissão de Motocross da Federação de Motociclismo de Portugal tinha tudo definido para uma temporada 2024 de motocross com um total de seis provas. Esta que é sempre uma modalidade bastante apoiada pelos fãs portugueses, que fazem questão de aparecer em grande número nos vários circuitos, acaba, no entanto, por ter um arranque de temporada a ‘dois tempos’ pois a prova inicial em Lustosa foi anulada.
Se num primeiro momento a FMP deixou em aberto a possibilidade de reagendamento dessa prova em Lustosa, que deveria ter iniciado a temporada do Campeonato Nacional de Motocross (CNMX) no passado dia 3 de março, agora, e através de comunicado da FMP, ficámos a saber que essa prova não será de todo realizada em 2024.
Isto significa que o calendário da atual temporada do CNMX fica reduzido de seis para cinco provas. Terá a sua primeira prova no fim de semana de 30 e 31 de março, com a clássica jornada da Páscoa no emblemático traçado de Casais de São Quintino.
Recordamos que esta situação que obriga a uma modificação de última hora no calendário surgiu na sequência do adiamento da prova em Lustosa, inicialmente apontada como a primeira do ano do MX nacional. Um adiamento que se deveu “Em função do mau tempo que ditou a falta de condições de segurança na pista e parque de pilotos do complexo desportivo Voltas & Rodas”.
Infelizmente, e pese embora todos os esforços da Comissão de Motocross da FMP e do clube organizador, não foi possível encontrar nova data para a realização da prova, sendo que Lustosa vai ainda receber em julho um fim de semana de Campeonato Nacional de Supercross.
Assim, a mais recente atualização do calendário da temporada 2024 do Campeonato Nacional de Motocross fica definida da forma conforme pode ver de seguida:
30/31 de março – Casais de S. Quintino
14 de abril – Granho
25/26 de maio – Fernão Joanes
16 de junho – Vieira do Minho
22/23 de junho – Tarouca
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!