CNTT 2024 – Martim Ventura triunfa no Raid Ferraria

O 36º Raid Ferraria deu continuidade à temporada 2024 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e a vitória ficou para Martin Ventura.

raid ferraria

A terceira ronda da temporada 2024 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT) disputou-se no passado fim de semana. Desta feita os pilotos rumaram aos concelhos de Gavião, Abrantes e Ponte de Sor para participar no 36º Raid Ferraria, prova que, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), teve como organizador o conhecido Clube Ferraria.

Com 150 equipas inscritas num programa que incluía ainda Campeonato Mini Baja, Troféu Polaris, Taça YXZ 1000R e Troféu Villain Cup, o Raid Ferraria incluiu no seu programa um Prólogo e uma dupla passagem por um setor seletivo com 153 km de extensão, um percurso que utilizou pistas dos concelhos acima referidos.

Na categoria Moto, o foco estava na batalha entre Martim Ventura e o campeão António Maio.

Martim Ventura, que esta temporada compete com a Husqvarna, regressou aos triunfos no CNTT tendo conseguido o pleno neste Raid Ferraria, ou seja, venceu o Prólogo e foi o mais rápido em ambos os setores seletivos.

Já António Maio viu o seu resultado final comprometido devido a sofrer um problema no amortecedor de direção da sua Yamaha, no início de SS1. Uma situação que impediu o campeão nacional de lutar pelo triunfo, tendo Maio optado por limitar a perda de pontos e assegurar o 2º lugar.

raid ferrariaO pódio neste Raid Ferraria ficou completo com a presença do piloto Bruno Santos, também ele aos comandos de uma Husqvarna, que fechou a prova à frente de um regressado Gustavo Gaudêncio em Honda. O “Top 5” ficou completo com Micael Simão em GasGas.

Com Martim Ventura a triunfar nas TT3 e António Maio nas TT2, foi Bernardo Megre em Kawasaki, no 6º lugar da geral, quem venceu entre as TT1. Nas posições seguintes terminaram Tomás Dias e Gonçalo Amaral, ambos em Honda, que se juntaram a Martim Ventura no pódio Júnior. David Megre em Kawasaki foi 9º e Afonso Figueiredo em KTM, 2º TT1, encerrou o “Top 10”.

Christophe Lajouanie em Sherco entre os veteranos e Ivan Ferreira em Husqvarna na classe Promoção completaram o leque de vencedores.

raid ferrariaJá a competição Quad foi muito renhida, e logo desde o Prólogo, em que se verificaram diferenças muito reduzidas entre os cinco primeiros.

Tiago Gomes, em KTM, foi o mais rápido, mas apenas 0,1s o separavam do jovem Rodrigo Alves em Yamaha, que tinha sido o vencedor da prova de abertura desta temporada do CNTT, e que aqui no Raid Ferraria queria repetir o resultado. O 3º tempo para Fábio Ferreira em ATV Racing, ele que tinha vencido a prova de Góis, e que gastou apenas mais 1,6s que Tiago Gomes.

Nas posições seguintes ficaram para o campeão nacional e líder do campeonato Luís Fernandes, em Yamaha, logo seguido do ex-campeão João Vale, em Can-Am.

Com estas pequenas diferenças entre os primeiros classificados após o Prólogo que marcou o arranque do Raid Ferraria, o dia seguinte registou um domínio do jovem Rodrigo Alves até muito perto do final, mas uma queda colocou na liderança o campeão nacional e líder do campeonato, Luís Fernandes, que terminou a etapa com 30 segundos de vantagem para Rodrigo Alves.

As posições seguintes ficaram para Fábio Ferreira e Tiago Gomes. João Vale terminou o segundo dia de prova em 5º lugar.

Já na derradeira etapa assistiu-se a um duelo empolgante na luta pela vitória. Rodrigo Alves encetou uma impressionante recuperação que lhe permitiu chegar à vitória final nesta ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, embora esse resultado tenha ficado “preso” por escassos 7,8 segundos! Desta forma Rodrigo Alves consegue ascender à liderança do campeonato.

Não conseguindo resistir ao ataque do vencedor, o campeão Luís Fernandes levou a sua Yamaha até ao 2º lugar, tendo lutado até final pela vitória. Neste Raid Ferraria nota também para a luta renhida pela derradeira posição de pódio. Fábio Ferreira e João Vale terminaram separados por 1,3 segundos. Tiago Gomes, que fora o mais rápido no Prólogo, encerrou o Top 5 vencendo a classe Promoção entre os Quad.

Nos SSV foi Sérgio Baptista a mostrar ser o melhor no Raid Ferraria.

Nesta prova que marcou o regresso do ídolo local Roberto Borrego, navegado por Daniel Jordão, um regresso que ficou assinalado pelo melhor tempo no Prólogo para este piloto, o 2º melhor tempo nesse momento de arranque ficou na posse do veterano Sérgio Baptista seguido da dupla Luís Cidade / Pedro Mendonça, todos em Can-Am, como aliás os nove primeiros deste Prólogo.

No dia seguinte e que marcou o início a sério do Raid Ferraria, assistiu-se, uma vez mais, ao domínio da dupla Pedro Santinho Mendes / Duarte Santos, equipa líder do campeonato e vencedora das duas corridas este ano disputadas, que tinham sido 8º no Prólogo.

Sérgio Baptista colocava-se a 50 segundos do líder, seguido da dupla Luís Cidade / Pedro Mendonça com mais 28 segundos. No derradeiro dia de prova o domínio de Pedro Santinho Mendes “esfumou-se” na segunda parte do troço, quando já ampliara a sua vantagem para o 2º classificado, mas viu o seu Can-Am parar inexplicavelmente.

Saltou então para a liderança Sérgio Baptista, que veio a terminar vitorioso com uma vantagem de 3m11s para o 2º classificado. Venceu também entre os pilotos da muito competitiva classe Veteranos.

Com tudo isto, a segunda posição no final da prova ficou na posse da dupla Luís Cidade / Pedro Mendonça, igualmente em Can-Am. O regresso às competições de todo-o-terreno do agora piloto de ralis Pedro Antunes ficou assinalado com uma subida ao pódio, numa corrida em que terminou a 34 segundos do segundo lugar.

A categoria Stock foi ganha por Arnaldo Monteiro. Jorge Lopes triunfou na Classe TT2 e Tomás Antunes venceu entre os Juniores. Temos ainda de realçar as vitórias da dupla Arnaldo Monteiro / Farinha Duarte no Troféu Polaris RZR, de Jorge Lopes na classe Open e de Gil Ferreira na classe Stock na Taça Yamaha YXZ 1000 R. André Rodrigues navegado por Ricardo Porto Nunes venceu entre o Troféu Villain Cup.

raid ferrariaA jornada do 36º Raid Ferraria incluiu ainda a 2ª etapa do Campeonato Nacional Mini Baja. Domingos Cunha, em Yamaha, triunfou entre os Juvenis. Rodrigo Neves em KTM venceu nos Iniciados. E nos Infantis a vitória viria a sorrir a Santiago Pereira, em Yamaha.

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno regressa para a sua quarta etapa que será a Baja TT Lagos, prova que se disputa de 17 a 19 de maio.

Para estar a par de todas as classificações e resultados do CNTT 2024 pode clicar aqui .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!