Foi, conforme se esperava, um arranque de temporada 2025 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT) que teve todos os habituais ingredientes que esperamos encontrar neste tipo de provas off road. A Baja TT Montes Alentejanos, disputada este fim de semana, marcou o início do campeonato disputado sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), e no final de dois dias de setores seletivos, foi mesmo o campeão Martim Ventura (Husqvarna) a vencer.
Com Micael Simão (GasGas) a abrir a Baja TT Montes Alentejanos com uma vitória folgada no Prólogo, conforme a Revista Motojornal aqui deu conta em maior detalhe , a verdade é que nos dois dias seguintes assistimos a uma intensa batalha pela vitória.
O sábado ficou marcado por um atraso no arranque dos pilotos para o primeiro setor seletivo. O intenso nevoeiro obrigou a organização a atrasar um pouco a partida.
Nesse primeiro dia de competição mais a sério, na categoria Moto foi o campeão nacional Martim Ventura que rapidamente assumiu a liderança da prova alargando progressivamente a sua vantagem para os seus mais diretos adversários. Ao km 150 dispunha de uma vantagem de 1m21s para Micael Simão.
Porém, uma forte queda a 10 quilómetros do final relegou Martim Ventura para o 3º lugar, 1m06s atrás do piloto da GasGas que, depois de ter sido o mais rápido no Prólogo, venceu a PEC 1. O segundo classificado no final do primeiro dia da Baja TT Montes Alentejanos era assim Tomás Dias (Honda), a 1m00s de diferença do líder e com curta margem de vantagem sobre o campeão nacional.
O segundo dia de prova (este domingo) levou os pilotos do CNTT 2025 a passarem novamente pelo setor seletivo do primeiro dia. Seria então nos derradeiros 167,44 km contra o cronómetro que tudo ficaria decidido nesta ronda de arranque da temporada.
Martim Ventura aos comandos da sua Husqvarna partiu ao ataque para recuperar o tempo perdido com a queda que tinha tido na véspera, e terminou a baja alentejana com uma vantagem de 46 segundos para Micael Simão, que não encontrou forma de se defender do ataque final do campeão.
Martim Ventura triunfou ainda entre os pilotos da classe TT2 e entre os Juniores.
A luta pela segunda posição nesta Baja TT Montes Alentejanos foi tremenda, e apenas dois segundos separaram no final o piloto da GasGas e a Honda pilotada por Tomás Dias. Micael Simão venceu ainda a classe TT3 e Tomás Dias foi 2º da Classe TT2 e 2º entre os Juniores.
Gustavo Gaudêncio, em Honda, venceu a classe TT1. O 5º lugar ficou para Bernardo Megre em Kawasaki que completou o pódio da classe TT2. Posições seguintes para Gonçalo Amaral, em Honda, que superou por 23 segundos um regressado Miguel Castro em KTM.
Os Juniores João Duarte em Honda e Afonso Figueiredo em Kawasaki terminaram em 8º e 9º lugar à frente de Fernando Ferreira que numa Moto Pro, piloto que venceu entre os Veteranos sendo ainda 3º da classe TT1.
Refira-se ainda que nos Quad a corrida foi emocionante, com três pilotos em Yamaha na luta pela vitória até ao fim. Venceu pela margem mínima de 3,3 segundos o jovem Tomás Paulo que se superiorizou ao campeão nacional Luís Fernandes. Outro jovem, Rodrigo Alves, terminou a 48 segundos do vencedor.
No Top 5 ficaram ainda os colegas de equipa Martim Pedroso e Hélder Sá, ambos também em Yamaha, mas que terminaram a mais de 25 minutos dos primeiros desta competição Quad.
Galeria de fotos Baja TT Montes Alentejanos
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!