Confesso que sempre tive muita curiosidade em conhecer bem de perto uma chinesa. Das novas, das grandes. Como muitos outros, sou do tempo (não se riam…) em que o símbolo “Made in China” era sinónimo de qualidade, no mínimo, duvidosa. E estou a ser simpático! Mas o poderio industrial da maior nação do Mundo não pode deixar ninguém indiferente e quando decidem meter mãos à obra…
Texto: Paulo Ribeiro
Fotos: Delfina Brochado
Esta é a história da minha primeira vez! E dela também. É que se, em mais de duas décadas de presença contínua, nunca tinha participado numa edição do Portugal de Lés-a-Lés aos comandos de uma moto chinesa, a verdade é que esta foi também a estreia de uma CFMOTO no evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal. A curiosidade era imensa, e nada como a ligação entre Lagos e Chaves, via Évora e Guarda, mais as viagens de ida até ao Algarve e de regresso de Trás-os-Montes, para aferir das qualidades da 650 MT. Uma turística de pernas altas ou uma trail de vocação estradista, vocês escolhem, que se mostrou ao mundo sem modéstias ou falsos pruridos, fazendo alarde de componentes de boa qualidade e um nível de acabamentos que faz esquecer o tempo em que as propostas orientais (que não japonesas) não só eram olhadas de lado como, com ainda maior frequência, eliminadas de qualquer hipótese de relação a longo prazo. Safavam-se algumas das mais pequenas scooters, de uma capacidade de atração exclusivamente assente no preço.
Ficha Técnica
CFMOTO 650 MT ADVENTURE
PREÇO
6690 € (7490 € com malas)
MOTOR TIPO
dois cilindros paralelos, 4T, refrigeração líquida
DISTRIBUIÇÃO
duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro
DIÂMETRO X CURSO
83 x 60 mm
CILINDRADA
649,3 cc
ALIMENTAÇÃO
injecção electrónica Bosch EFI, corpos 38 mm
IGNIÇÃO
electrónica digital
ARRANQUE
eléctrico
CAIXA
6 velocidades
FINAL
por corrente
POTÊNCIA MÁXIMA
70 cv/8750 rpm
BINÁRIO MÁXIMO
62 Nm/7000 rpm
QUADRO
Estrutura tipo diamante, em tubos de aço
DIMENSÕES (c/l/a)
2150/835/1332 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS
1415 mm
ALTURA DO ASSENTO
840 mm
SUSPENSÃO DIANTEIRA
forquilha telescópica Kayaba ajustável, 140 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA
Monoamortecedor Kayaba, ajustável, 145 mm de curso
PNEU DIANTEIRO
120/70-17”
PNEU TRASEIRO
160/70-17”
TRAVÃO DIANTEIRO
dois discos de Ø300, pinças de dois êmbolos, ABS Continental
TRAVÃO TRASEIRO
disco de Ø240, pinça de um êmbolo, ABS Continental
DEP. DE COMBUSTÍVEL
17 litros
PESO (A CHEIO)
213 kg
CORES
Azul, branco e cinzento
GARANTIA
2 anos
IMPORTADOR
Puretech Motor, Lda