Os preços dos combustíveis sofrem um aumento recorde já a partir da próxima segunda-feira 7 de março, com o preço do gasóleo a ter uma escalada inédita de 14,5 cêntimos e, mais importante para quem tem uma moto, o valor da gasolina vai somar mais uns expressivos 8 cêntimos por litro!
De acordo com a informação avançada esta manhã pela SIC Notícias, será a décima vez que os preços dos combustíveis aumentam este ano. Nesta ocasião será mesmo a doer para todos os portugueses face aos valores em causa.
A tendência de subida foi acentuada por causa do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e do consequente aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais.
Nesta quinta-feira, assistimos a uma subida para 116,8 dólares por barril de petróleo Brent, um novo máximo desde agosto 2013.
Face ao aumento recorde dos combustíveis na próxima segunda-feira, e ainda segundo informação da SIC Notícias, o secretário de Estado adjunto e da Energia, João Galamba, adiantou esta sexta-feira que a atualização da taxa de carbono nos combustíveis, que o Governo tinha congelado até final deste mês, vai ser novamente adiada. “Será adiada a sua aplicação (da taxa de carbono), a razão que levou ao seu adiamento há uns meses mantém-se”, referiu o governante.
Recorde-se que em dezembro passado, o governo publicou em Diário da República a portaria que suspendeu a atualização da taxa de carbono nos combustíveis até 31 de março deste ano. A aplicação dessa taxa traduzir-se-ia num aumento por litro em cerca de cinco cêntimos. Para já mantém-se suspensa.