Comparativo Scooter 300   

Quando se tem a cidade como nosso meio de deslocação diário e juntamos algumas viagens em vias rápidas uma scooter de 300 cc pode ser a melhor escolha que se pode fazer entre os veículos de duas rodas. São práticas, versáteis, oferecem conforto e conseguem ir mais longe do que poderíamos esperar.

Texto Marcos Leal • Fotos Motojornal

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Kymco Grand Dink 300 ABS

Quem olha para ela não tem a percepção imediata de a nova Grand Dink 300 tem um custo tão inferior às restantes motos aqui presentes. Por 4299 euros consegue levar-nos a todo o lado onde as outras levam e oferece mesmo um dos níveis de conforto mais elevado, além de uma capacidade de carga que faz inveja ao modelo mais caro. Ao sentarmo-nos na Kymco somos envolvidos por um assento macio e confortável, o melhor do lote neste aspecto. Garante um nível de conforto que nenhum dos outros tem, mas se a nossa estatura for elevada poderemos sentir que ficamos apertados.

A posição de condução é um pouco acanhada, o maior problema é o encosto do assento que obriga a que se fique muito para a frente e com as pernas algo dobradas. No que respeita à protecção aerodinâmica, embora não seja a melhor do lote, oferece uma envolvência adequada quer para a cabeça como tronco. No geral o conforto que proporciona aos dois ocupantes garante que se podem fazer largos quilómetros sem cansaço. O painel de instrumentos é composto por três zonas, duas analógicas, velocímetro e conta-rotações, e um digital ao centro onde se tem o conta-quilómetros total e parcial, nível de combustível, temperatura e relógio.

Na zona do “avental” existem dois porta-luvas de boa capacidade, com uma de 12 volts. As suspensões são macias o que acaba por retirar um pouco de dinamismo à condução da Grand Dink, mas reforçam a sensação de bem-estar. A sua ciclística é competente oferecendo uma boa estabilidade em recta. É uma scooter com uma direcção precisa e bastante neutra. Se bem que não é a mais ágil aqui presente, acaba por oferecer uma condução agradável e que transmite uma boa dose de confiança. A travagem obriga a aplicar alguma força nas mantes, que são as únicas reguláveis, para se retirar o melhor dos dois discos.

O motor é uma unidade monocilíndrica com 276 cc, a menor do grupo, e isso acaba por se notar nas prestações. Não envergonham mas acaba por não chegar ao nível das concorrentes. A maior limitação acaba por vir da sua transmissão que se mostra “preguiçosa” na fase inicial de arranque o que atrasa irremediavelmente face às restantes. Depois de colocada em movimento o seu motor responde de forma consistente, sendo agradável de utilizar, tanto a baixa velocidade como em estrada aberta.

Ficha Técnica

KYMCO GRAND DINK 300 ABS
PREÇO  4.299 euros
MOTOR TIPO  monocilíndrico, 4T, refrigeração por líquido
CILINDRADA  276 cc
POTÊNCIA MÁXIMA  24,5 cv / 7250 rpm
BINÁRIO MÁXIMO  25 Nm / 6250 rpm
EMBRAIAGEM  centrifuga
CAIXA  variador contínuo
FINAL  por correia
QUADRO  tubular em aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA  forquilha telescópica de 37 mm, com 110 mm curso
SUSPENSÃO TRASEIRA  dois amortecedores, reguláveis em pré-carga da mola, 100 mm
TRAVÃO DIANTEIRO  disco de 260 mm, ABS
TRAVÃO TRASEIRO  disco de 240 mm, ABS
PNEU DIANTEIRO  120/80 – 14”
PNEU TRASEIRO  150/70 – 13”
COMPRIMENTO MÁXIMO  2250 mm
LARGURA MÁXIMA  800 mm
ALTURA DO ASSENTO  800 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1545 mm
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  13 litros
PESO  200 kg
CORES  Cinza, preto e branco
GARANTIA  2 anos
IMPORTADOR  Mavico

 

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