Texto Marcos Leal • Fotos Motojornal
Kymco Grand Dink 300 ABS
Quem olha para ela não tem a percepção imediata de a nova Grand Dink 300 tem um custo tão inferior às restantes motos aqui presentes. Por 4299 euros consegue levar-nos a todo o lado onde as outras levam e oferece mesmo um dos níveis de conforto mais elevado, além de uma capacidade de carga que faz inveja ao modelo mais caro. Ao sentarmo-nos na Kymco somos envolvidos por um assento macio e confortável, o melhor do lote neste aspecto. Garante um nível de conforto que nenhum dos outros tem, mas se a nossa estatura for elevada poderemos sentir que ficamos apertados.
A posição de condução é um pouco acanhada, o maior problema é o encosto do assento que obriga a que se fique muito para a frente e com as pernas algo dobradas. No que respeita à protecção aerodinâmica, embora não seja a melhor do lote, oferece uma envolvência adequada quer para a cabeça como tronco. No geral o conforto que proporciona aos dois ocupantes garante que se podem fazer largos quilómetros sem cansaço. O painel de instrumentos é composto por três zonas, duas analógicas, velocímetro e conta-rotações, e um digital ao centro onde se tem o conta-quilómetros total e parcial, nível de combustível, temperatura e relógio.
Na zona do “avental” existem dois porta-luvas de boa capacidade, com uma de 12 volts. As suspensões são macias o que acaba por retirar um pouco de dinamismo à condução da Grand Dink, mas reforçam a sensação de bem-estar. A sua ciclística é competente oferecendo uma boa estabilidade em recta. É uma scooter com uma direcção precisa e bastante neutra. Se bem que não é a mais ágil aqui presente, acaba por oferecer uma condução agradável e que transmite uma boa dose de confiança. A travagem obriga a aplicar alguma força nas mantes, que são as únicas reguláveis, para se retirar o melhor dos dois discos.
O motor é uma unidade monocilíndrica com 276 cc, a menor do grupo, e isso acaba por se notar nas prestações. Não envergonham mas acaba por não chegar ao nível das concorrentes. A maior limitação acaba por vir da sua transmissão que se mostra “preguiçosa” na fase inicial de arranque o que atrasa irremediavelmente face às restantes. Depois de colocada em movimento o seu motor responde de forma consistente, sendo agradável de utilizar, tanto a baixa velocidade como em estrada aberta.
Ficha Técnica
KYMCO GRAND DINK 300 ABS | |
PREÇO | 4.299 euros |
MOTOR TIPO | monocilíndrico, 4T, refrigeração por líquido |
CILINDRADA | 276 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA | 24,5 cv / 7250 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 25 Nm / 6250 rpm |
EMBRAIAGEM | centrifuga |
CAIXA | variador contínuo |
FINAL | por correia |
QUADRO | tubular em aço |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | forquilha telescópica de 37 mm, com 110 mm curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | dois amortecedores, reguláveis em pré-carga da mola, 100 mm |
TRAVÃO DIANTEIRO | disco de 260 mm, ABS |
TRAVÃO TRASEIRO | disco de 240 mm, ABS |
PNEU DIANTEIRO | 120/80 – 14” |
PNEU TRASEIRO | 150/70 – 13” |
COMPRIMENTO MÁXIMO | 2250 mm |
LARGURA MÁXIMA | 800 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 800 mm |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1545 mm |
CAPACIDADE DO DEPÓSITO | 13 litros |
PESO | 200 kg |
CORES | Cinza, preto e branco |
GARANTIA | 2 anos |
IMPORTADOR | Mavico |