Comparativo Scooter 300   

Quando se tem a cidade como nosso meio de deslocação diário e juntamos algumas viagens em vias rápidas uma scooter de 300 cc pode ser a melhor escolha que se pode fazer entre os veículos de duas rodas. São práticas, versáteis, oferecem conforto e conseguem ir mais longe do que poderíamos esperar.

Texto Marcos Leal • Fotos Motojornal

Anterior
Seguinte

Sym Joymax Z300

A sua estética é a que menos apela ao olhar com a óptica simples na dianteira. Mas é essa mesma característica que acaba por lhe dar um aspecto mais ligeiro e descomprometido que disfarça bem a sua volumetria. No que respeita ao equipamento esta scooter apresenta o essencial com uma bom espaço de arrumação debaixo do assento e dois porta-luvas na carenagem frontal, onde existe uma tomada de carregamento. O painel de instrumento assemelha-se em distribuição à maioria das concorrentes, se bem que não tem informação relativa aos consumos ou tempos de utilização.

No geral os plásticos e a montagem de algumas peças denotam um menor cuidado com a qualidade, ainda que não sejam situações preocupantes. Esta é claramente o modelo da gama Sym, que procura ter o preço mais acessível. O espaço para o condutor é amplo e a altura do assento adequada para a maioria das estaturas. Para facilitar ainda mais a colocação dos pés no chão, a Joymax tem amplos recortes laterais no estrado, na zona das pernas. A posição de condução é bastante descontraída fi cando-se com a sensação de estar dentro da moto, já que o assento se posiciona baixo em relação à altura do guiador. Quando arrancamos surge a grande surpresa que este modelo, que até agora nos pareceu construído sobre um orçamento apertado, tem escondida.

O motor tem umas prestações muito acima do esperado. Além de muito agradável de utilizar, tem um aceitável nível de vibrações e uma resposta cheia e fácil de dosear. A sua capacidade de aceleração coloca-a muito próxima das duas mais rápidas, na frente da Honda. A travagem acompanha bem esta qualidade do motor, com uma boa capacidade de desaceleração e um tacto consistente.

O comportamento da sua ciclístico, apoiado numas suspensões macias, acaba por sair penalizado quando se quer fazer uma condução mais dinâmica. A traseira tende a mover-se um pouco quando abusamos da velocidade em curva, se bem que tudo se passa de forma controlada. A baixa velocidade brinda-nos com um boa agilidade nas mudanças de direcção. O conforto é o aspecto mais importante quando se chega à ergonomia desta scooter. O assento é firme mas as suspensões acabam por compensar com uma afinação que procura dar ênfase ao conforto.

A Sym tem a possibilidade de afinar a altura do ecrã em duas posições, oferecendo na mais baixa já uma excelente cobertura quer para a zona da cabeça, quer para ombros.

Ficha Técnica

SYM JOYMAX Z300
PREÇO  4.999€
MOTOR TIPO  monocilíndrico, 4T, refrigeração por líquido
CILINDRADA  278,3 cc
POTÊNCIA MÁXIMA  27,3 cv / 8000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO  27 Nm / 6750 rpm
EMBRAIAGEM  centrifuga
CAIXA  variador contínuo
FINAL  por correia
QUADRO  tubular em aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA  forquilha telescópica
SUSPENSÃO TRASEIRA  dois amortecedores directos
TRAVÃO DIANTEIRO  disco de 260 mm, ABS
TRAVÃO TRASEIRO  disco de 240 mm
PNEU DIANTEIRO  120/70 – 14”
PNEU TRASEIRO  140/60 – 13”
COMPRIMENTO MÁXIMO  2190 mm
LARGURA MÁXIMA  760 mm
ALTURA DO ASSENTO  747 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1546 mm
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  12 litros
PESO  184 kg
CORES  Azul, preto e branco
GARANTIA  5 anos/100.000 km
IMPORTADOR  Moteo Portugal

 

Anterior
Seguinte