Texto Marcos Leal • Fotos Motojornal
Sym Joymax Z300
A sua estética é a que menos apela ao olhar com a óptica simples na dianteira. Mas é essa mesma característica que acaba por lhe dar um aspecto mais ligeiro e descomprometido que disfarça bem a sua volumetria. No que respeita ao equipamento esta scooter apresenta o essencial com uma bom espaço de arrumação debaixo do assento e dois porta-luvas na carenagem frontal, onde existe uma tomada de carregamento. O painel de instrumento assemelha-se em distribuição à maioria das concorrentes, se bem que não tem informação relativa aos consumos ou tempos de utilização.
No geral os plásticos e a montagem de algumas peças denotam um menor cuidado com a qualidade, ainda que não sejam situações preocupantes. Esta é claramente o modelo da gama Sym, que procura ter o preço mais acessível. O espaço para o condutor é amplo e a altura do assento adequada para a maioria das estaturas. Para facilitar ainda mais a colocação dos pés no chão, a Joymax tem amplos recortes laterais no estrado, na zona das pernas. A posição de condução é bastante descontraída fi cando-se com a sensação de estar dentro da moto, já que o assento se posiciona baixo em relação à altura do guiador. Quando arrancamos surge a grande surpresa que este modelo, que até agora nos pareceu construído sobre um orçamento apertado, tem escondida.
O motor tem umas prestações muito acima do esperado. Além de muito agradável de utilizar, tem um aceitável nível de vibrações e uma resposta cheia e fácil de dosear. A sua capacidade de aceleração coloca-a muito próxima das duas mais rápidas, na frente da Honda. A travagem acompanha bem esta qualidade do motor, com uma boa capacidade de desaceleração e um tacto consistente.
O comportamento da sua ciclístico, apoiado numas suspensões macias, acaba por sair penalizado quando se quer fazer uma condução mais dinâmica. A traseira tende a mover-se um pouco quando abusamos da velocidade em curva, se bem que tudo se passa de forma controlada. A baixa velocidade brinda-nos com um boa agilidade nas mudanças de direcção. O conforto é o aspecto mais importante quando se chega à ergonomia desta scooter. O assento é firme mas as suspensões acabam por compensar com uma afinação que procura dar ênfase ao conforto.
A Sym tem a possibilidade de afinar a altura do ecrã em duas posições, oferecendo na mais baixa já uma excelente cobertura quer para a zona da cabeça, quer para ombros.
Ficha Técnica
SYM JOYMAX Z300 | |
PREÇO | 4.999€ |
MOTOR TIPO | monocilíndrico, 4T, refrigeração por líquido |
CILINDRADA | 278,3 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA | 27,3 cv / 8000 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 27 Nm / 6750 rpm |
EMBRAIAGEM | centrifuga |
CAIXA | variador contínuo |
FINAL | por correia |
QUADRO | tubular em aço |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | forquilha telescópica |
SUSPENSÃO TRASEIRA | dois amortecedores directos |
TRAVÃO DIANTEIRO | disco de 260 mm, ABS |
TRAVÃO TRASEIRO | disco de 240 mm |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 – 14” |
PNEU TRASEIRO | 140/60 – 13” |
COMPRIMENTO MÁXIMO | 2190 mm |
LARGURA MÁXIMA | 760 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 747 mm |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1546 mm |
CAPACIDADE DO DEPÓSITO | 12 litros |
PESO | 184 kg |
CORES | Azul, preto e branco |
GARANTIA | 5 anos/100.000 km |
IMPORTADOR | Moteo Portugal |