Comparativo Trail de média cilindrada

O mundo pula e avança a uma velocidade vertiginosa e este mesmo conceito podemos aplicar à autêntica “ebulição” em que se encontra, actualmente, o segmento das trail de média cilindrada. A chegada da KTM 790 Adventure e da Yamaha Ténéré 700, veio agitar as águas. E muito!

Texto Domingos Janeiro • Fotos Bruno Ribeiro • Colaboração Bruno Rebelo, Fernando Pereira, Marcos Leal e Rui Marcelo

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Yamaha Ténéré 700

A tão esperada Ténéré de média cilindrada aqui está! E tal como é apanágio da Yamaha, parece estar disposta a alterar o paradigma actual das trail de média cilindrada, contrariando a escalada assustadora de controlos electrónicos.

A simplicidade do conjunto é o que mais se destaca, a par da estética, que nos transporta para o mítico Rally Dakar. Na verdade, este modelo foi desenvolvido na Europa, aproveitando todo o conhecimento aplicado nas motos do Dakar, também desenvolvidas aqui. Uma Yamaha europeia, fabricada em França! Aos comandos desta T7 e pegando nas palavras de um colega, “não é preciso mais”! De facto, este modelo está tão bem conseguido e tão equilibrado que usar no dia-a-dia na cidade é muito fácil e confortável, permitindo-nos fazer viagens de longa e média distância de forma confortável e aventuras fora de estrada sejam elas mais extremas ou mais “rolantes”. Isto tudo porque a moto é leve, bem dimensionada, muito ágil, equilibrada e com um centro de gravidade perto do chão, notório, acima de tudo, no fora de estrada.

As prestações surpreendem pela forma como cumprem. Num primeiro olhar, ficamos algo desconfiados do funcionamento dos pneus de TT Pirelli Scorpion, mas depois de rodarmos uns quilómetros numa estrada de montanha, rapidamente mudamos de opinião, pois sentimos segurança, boa leitura do terreno e, acima de tudo, um bom feedback.

A acompanhar a estética de fazer cair o queixo, temos um conjunto de suspensões simples, mas ajustáveis na frente, e um monoamortecedor traseiro regulável na pré-carga da mola, com comando remoto para nos tornar essa função mais facilitada. O setting está mais vocacionado para uma utilização diária na cidade e para as incursões mais extremas de off road, penalizando um pouco o desempenho dinâmico em estrada aberta.

Notamos isso quando travamos forte com o travão dianteiro e notamos a frente a afundar. Por falar em travagem, não é, de todo, a mais potente, mas é das melhores em termos de tacto. Ecrã alto, com boa protecção aerodinâmica e painel de instrumentos digital, muito básico, mas com toda a informação necessária apresentada, incluindo consumos, médias e autonomia. No que toca a consumos, não é das mais económicas (4,9 litros aos 100 km), sem modos de condução e controlo de tracção. Na verdade, nem necessitamos, pois é verdade que o motor é enérgico e muito cheio, mas não assusta e permite-nos ir explorando ao nosso ritmo e com tempo.

Os 72 cv de potência ficam bem abaixo da potência das rivais, mas mostra-se muito divertido e fácil de explorar, com potência suficiente em todas as situações. Onde notei as vantagens desta simplicidade toda da T7 foi no final do comparativo, depois de andar em todas as outras, senti-me realmente satisfeito por regressar a casa aos comandos da Yamaha, pela simplicidade, conforto e descanso na condução! É o triunfo da simplicidade!

Como moto de aventura que é, podemos desligar o sistema de ABS e sentimos algumas vibrações que não chegam para incomodar. A posição de condução é uma das melhores do segmento, os pousa pés têm revestimento de borracha que dá para desmontar. É uma moto muito equilibrada, com um motor fácil, não assusta, mas em estrada acaba por ficar mais curta em relação às concorrentes.

No fora de estrada é um motor mais que suficiente, independentemente dos níveis de experiência, um motor muito cheio e linear, com uma faixa de rotação mais elevada que não acrescenta muito mais e tem uma sonoridade viciante. Assento plano e confortável, arco das pernas estreito e assento rugoso para ajudar no fora de estrada, moto muito esguia e ágil, depois de andarmos nas outras, pegamos na T7 e parece uma bicicleta. É tudo fácil e simples

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