Comparativo Trail de média cilindrada

O mundo pula e avança a uma velocidade vertiginosa e este mesmo conceito podemos aplicar à autêntica “ebulição” em que se encontra, actualmente, o segmento das trail de média cilindrada. A chegada da KTM 790 Adventure e da Yamaha Ténéré 700, veio agitar as águas. E muito!

Texto Domingos Janeiro • Fotos Bruno Ribeiro • Colaboração Bruno Rebelo, Fernando Pereira, Marcos Leal e Rui Marcelo

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Pontuação e Notas de destaque

Motor Neste frente-a-frente, temos claramente dois motores que se destacam dos restantes modelos, o dois cilindros da BMW e o dois cilindros da KTM. Embora a Honda tenha a mesma potência, está distribuída de outra forma, mais suave, devido à maior cilindrada. A KTM é a mais forte, com uma entrega de potência mais enérgica e a Yamaha a mais tímida.

Ciclística Já neste campo, o destaque acaba por recair totalmente sobre a Yamaha pela facilidade com que se deixa conduzir, pela agilidade que o conjunto transmite a todos os utilizadores,
desde os mais experientes até aos menos. O equilíbrio do conjunto e o baixo peso são factores determinantes.

Conforto A Triumph não dá hipóteses neste campo, desde logo pelo amplo assento em gel, que mesmo depois de um intenso dia de viagem, parece que fizemos meia dúzia de quilómetros. Além disso, o ecrã regulável é um dos melhores neste segmento. Quando totalmente elevado, protege-nos de forma eficaz tanto do vento como da chuva.

Qualidade

Este pode ser um campo ingrato de analisar e ainda muito mais de atribuir pontos. O critério utilizado para a atribuição de pontos neste caso, passou muito pelas capacidades demonstradas quer no asfalto como em terra. Neste panorama “misto”, a KTM acaba por levar clara vantagem face à concorrência, com a BMW imediatamente a seguir.

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