Comparativo Trail de média cilindrada

O mundo pula e avança a uma velocidade vertiginosa e este mesmo conceito podemos aplicar à autêntica “ebulição” em que se encontra, actualmente, o segmento das trail de média cilindrada. A chegada da KTM 790 Adventure e da Yamaha Ténéré 700, veio agitar as águas. E muito!

Texto Domingos Janeiro • Fotos Bruno Ribeiro • Colaboração Bruno Rebelo, Fernando Pereira, Marcos Leal e Rui Marcelo

Anterior
Seguinte

Conclusão

Este foi um comparativo muito interessante de ser feito por variadíssimas razões: em primeiro lugar, pela chagada da nova KTM 790 Adventure e da Yamaha Ténéré 700, mas também por ser o último confronto com a Honda Africa Twin actual e com a Triumph Tiger.
Por outro lado, foi muito interessante ver como a moto mais simples e totalmente despojada de qualquer electrónica, a Yamaha, agradou a todos os que a tiveram oportunidade de conduzir durante este trabalho. No entanto, se por um lado, a simplicidade é um trunfo, poderá limitar algumas aspirações mais radicais. Se ti vermos que pesar na balança o melhor compromisso cidade/estrada/terra, a KTM acaba por se destacar, com um bom compromisso, mas mais exigente a nível físico e até mais técnica em relação às restantes.

A BMW peca pelas “gigantescas” dimensões e pela quantidade de electrónica que monta. Neste caso em concreto, o modelo que tivemos para teste, tem um preço final absolutamente fora dos padrões do segmento, ainda mais se tivermos em conta o preço da Triumph, já super-equipada nesta versão XCA.

Por fim, a Honda Africa Twin, que acaba por ser penalizada neste frente-a-frente não porque seja pior que as rivais, longe disso, mas precisamente por lhe faltar emoção. O sistema de caixa DCT, para mim, é absolutamente extraordinário!

Anterior
Seguinte