Contacto BMW R nineT /5

À primeira vista, pode parecer apenas “mais uma nineT”, mas na verdade, é muito mais que isso. É uma edição muito especial, que presta homenagem à série /5 da BMW, responsável por uma alteração profunda no mercado, a partir dos anos 70 e ao arranque da produção na fábrica de Berlim. 

Texto Domingos Janeiro • Fotos Jahn Potography

Anterior
Seguinte

Familiar

Tudo nos é familiar e reporta para a Scrambler, com excepção feita aos apontamentos decorativos, ao assento e jantes. A base, motor, ciclística, travagem e suspensões, é tudo igual à Scrambler. Pouca coisa temos a apontar de menos positivo a esta /5, só, talvez, o curso inicial demasiado brusco da manete do travão dianteiro e as vibrações que são transmitidas para as mãos. De resto, nada a acrescentar! No entanto, a travagem mostra-se equilibrada e muito potente e as vibrações apenas “chateiam“ sem incomodar. O amortecedor de direcção é uma ajuda eficiente, não só quando exigimos mais da condução da /5, mas também em traçados urbanos onde rolamos a velocidades mais baixas e onde somos obrigados a fazer muitas manobras. O painel de instrumentos é o normal da R nineT, redondo e único, com a velocidade analógica e um pequeno mostrador digital para o resto da informação como os quilómetros, relógio, Setup, temperatura do motor, entre outras informações. Nota ainda para os punhos aquecidos, com intensidade regulável, que vêm montados de série. Para finalizar, referir que a postura de condução é equilibrada, neutra e confortável. A R nineT /5 está disponível a partir de Setembro, pelo preço de 16 376€.

Anterior
Seguinte