Texto Domingos Janeiro • Fotos Jahn Potography
Familiar
Tudo nos é familiar e reporta para a Scrambler, com excepção feita aos apontamentos decorativos, ao assento e jantes. A base, motor, ciclística, travagem e suspensões, é tudo igual à Scrambler. Pouca coisa temos a apontar de menos positivo a esta /5, só, talvez, o curso inicial demasiado brusco da manete do travão dianteiro e as vibrações que são transmitidas para as mãos. De resto, nada a acrescentar! No entanto, a travagem mostra-se equilibrada e muito potente e as vibrações apenas chateiam sem incomodar. O amortecedor de direcção é uma ajuda eficiente, não só quando exigimos mais da condução da /5, mas também em traçados urbanos onde rolamos a velocidades mais baixas e onde somos obrigados a fazer muitas manobras. O painel de instrumentos é o normal da R nineT, redondo e único, com a velocidade analógica e um pequeno mostrador digital para o resto da informação como os quilómetros, relógio, Setup, temperatura do motor, entre outras informações. Nota ainda para os punhos aquecidos, com intensidade regulável, que vêm montados de série. Para finalizar, referir que a postura de condução é equilibrada, neutra e confortável. A R nineT /5 está disponível a partir de Setembro, pelo preço de 16 376€.