Texto Alberto Pires • Fotos Delfina Brochado
Conta certa
Em autoestrada cumpre ciclisticamente muito bem e os 70 cv do motor são suficientes. A proteção aerodinâmica está muito bem estudada. Na posição mais baixa do ecrã o ar passa por cima sem se notar, e pode ainda ser elevado rapidamente mais 3 cm, nunca incomodando a linha do olhar. Bem desenhadas e dimensionadas também as proteções de mão. Se optarmos por rodar a 135 km/h no velocímetro, vamos com o motor às 6.000 rpm, ainda abaixo do seu regime de binário máximo. Ou seja, temos força suficiente para as subidas e folga para as ultrapassagens. Sem qualquer tipo de cuidado com os consumos, o valor final ficou em 5,1 litros.
Esta MT 650 Adv poderia ser considerada uma “Low Cost”, mas esta expressão está associada a baixa qualidade de serviço ou equipamentos, o que não corresponde à realidade. É mais uma “Low Stress”, em várias vertentes, como o peso, dimensões, capacidade de carga, proteção, performance, consumo, segurança e, finalmente, o preço.