Texto Domingos Janeiro • Fotos Motojornal
Motor longo
O bloco que esta XQ1 125 monta é uma evolução do utilizado na última geração da S3, mas com os devidos ajustes para cumprir a norma Euro4. O monocilindro, a 4T, refrigerado por líquido, debita 13 cv de potência às 8500 rpm e apresenta-se bastante simpático, suave e praticamente sem vibrações. É um motor que alonga muito e é-nos mesmo possível registar velocidades na ordem dos 130 km/h no velocímetro da Daelim. As recuperações são efectuadas com calma e nas subidas não perde grande velocidade.
O problema deste pequeno oitavo-de-litro reside apenas nos arranques. São muito lentos e não levamos qualquer vantagem para sair dos semáforos na frente dos automóveis. Mas é só nesse aspecto, que na nossa opinião, poderia ser melhorado. E também nos consumos, que se fixaram nos 3,6 litros aos 100 km. Embora também esteja mais “elegante” em relação à S3, o esforço que faz no arranque e a “massa” que transporta paga-se com consumos um pouco altos. A faixa de rotação preferencial deste bloco é acima das 8000 rpm.
É uma opcção simpática até para quem converge diariamente das periferias para a cidade. Uma substituta de luxo para o ícone que foi a S3, que se mantém igualmente disponível no mercado. O preço a pagar por este conjunto é muito interessante, 3495€ e está disponível em duas cores, cinzento e branco.