Contacto Husqvarna Svartpilen 701

A Husqvarna vai avançando com a sua estratégia de expandir a marca para lá da tradição nos modelos de todo-o-terreno ou motocross. Graças à introdução de modelos de estrada tem vindo a aumentar os números de vendas em todo o mundo. A Svartpilen 701 é mais uma a juntar a essa lista, e é uma delícia de moto.

Texto: Vitor Martins; Fotos: Husqvarna.

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Eficácia em estado puro

A Svartpilen representa o regresso à essência, num conceito moderno de duas rodas, motor, assento e guiador. Mas apesar do minimalismo, a sua eficácia leva-nos a desfrutar a condução no seu estado mais puro. Os monocilíndricos parecem ter passado de moda, mas este mostra o melhor que este tipo de motores tem para oferecer. Para trás ficam o soluços e solavancos a baixos regimes e as hesitações nas retomadas. Ao rodar do punho a resposta é limpa, suave e vigorosa, e a aceleração rápida.

A caixa de velocidades ajuda a explorar as prestações do propulsor, com engrenagens precisas e rápidas graças a um dos melhores quick shifts que já experimentámos: funciona perfeitamente a qualquer regime do motor, para cima e para baixo, em qualquer mudança; podemos, quase a parar, reduzir até primeira, sem espinhas, e usar a embraiagem apenas para deixar o motor em funcionamento depois de parar. Depois é só arrancar e não voltar a usar a embraiagem até parar outra vez. Numa condução em ritmo mais desportivo as passagens de caixa são limpas e rápidas, e mesmo nas reduções mais ‘brutas’, a embraiagem encarrega-se de impedir o bloqueamento ou o saltitar da roda traseira. Um mimo.

Ao contrário da 401, que tem ambas as jantes de 17 polegadas, a Svartpilen 701 tem rodas de 17 polegadas atrás e de 18 à frente, ambas calçadas com pneus Pirelli MT 60 RS, com desenho misto on/off road, e com bom comportamento em estrada para explorar o potencial da Svartpilen. A roda de maior diâmetro à frente parece não comprometer a agilidade, e é precisamente em estradas sinuosas com muitas mudanças de direcção que mais desfrutamos da Svartpilen. Com cerca de 160 kg e 1436 mm de distância entre eixos, a Svartpilen muda de direcção num piscar de olhos, e o disco de 320 mm à frente proporciona a potência de travagem necessária para as prestações da máquina sueca… aliás, italiana, ou melhor, austríaca.

As suspensões WP de Ø43 mm tem as funções divididas por cada uma das bainhas, e recuperação e compressão são facilmente reguláveis atrás dos pequenos manípulos no topo de cada uma delas; o amortecedor traseiro é também totalmente ajustável, mas as configurações de origem estavam perfeitas. Para além de ser muito divertida numa estrada de montanha, a Svartpilen está também muito à vontade em ambiente urbano. Dimensões compactas, baixo peso, agilidade, um motor suave e uma embraiagem que parece manteiga torna a missão no meio do trânsito uma verdadeira brincadeira de crianças.

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