Contacto Kawasaki Versys 1000 SE

Apresentada em 2011, evoluída ligeiramente em 2015 e atualizada em 2019, a Versys recebe novas linhas atualizadas em termos estéticos, mas também a mais recente tecnologia em termos de suspensões ativas da Showa.

Texto Rodrigo Castro • Fotos Rui Jorge.

Anterior
Seguinte

Por estradas beirãs

CONTACTO KAWASAKI VERSYS 1000 SEPara este contacto, e tal como já tinha referido, a Multimoto levou-nos até ao Luso por excelentes e enroladas estradas beirãs até ao ponto mais alto da Serra da Estrela, onde um vento gélido nos brindou com muita neve à mistura. Rodando por estradas secundárias sem grandes pressas fomo-nos habituando à forma como nos encaixamos na ciclística e na reposta quase ideal em todo o tipo de circunstâncias da suspensão ativa Showa. O conforto é elevado em todo o tipo de situações e a reatividade do sistema KERCS é impressionante quer estejamos a andar muito depressa ou em ritmo de passeio. A inserção em curva é facilitada e a confiança elevada mesmo quando o piso não é tão bom.

CONTACTO KAWASAKI VERSYS 1000 SE
Mesmo estando equipada com jantes de 17 polegadas a Versys não se acanha quando chega a altura de sair de estrada para um caminho de terra com bom piso.

A segurança é outro ponto que foi instantaneamente melhorado com este sistema dado que permite correções de trajetórias imediatas sem nunca se perder o controlo. É claro que sendo uma GT a primazia do conforto é notória na forma como conseguimos fazer mais de 350 quilómetros num dia sem nunca nos queixarmos do cansaço mesmo após um percurso trabalhoso em termos de condução que começou cedo e que durou umas boas 9 horas. O motor de quatro cilindros é suave. Suave na resposta, suave nas recuperações, suave na forma como nos deixa fazer quilómetros atrás de quilómetros.

Os 120 cv só aparecem de forma mais decidida a partir das 6/7.000 rpm mas até lá o binário disponível leva-nos de uma curva para a outra de forma empenhada sem nunca ser necessário entrar em exageros de condução. O nível do equipamento é extremamente elevado sendo que é bastante mais vantajoso escolher a versão SE que esteve à nossa disposição e que no final será talvez a mais popular entre os futuros proprietários da nova versão da Versys 1000.

CONTACTO KAWASAKI VERSYS 1000 SE

Anterior
Seguinte