Texto Domingos Janeiro • Fotos Rogério Sarzedo –
Ciclística e motor
Com uma ciclística confortável e equilibrada, partimos para uns quilómetros dentro da cidade, onde o conjunto de suspensões, embora secas e algo rijas, se mostram à altura do desafio, não transmitindo, no entanto, grande confiança quando adoptamos ritmos mais agressivos e ousados.
Os pneus Michelin City Grip contribuem de forma eficaz para a ciclística equilibrada. Apenas os amortecedores traseiros permitem ajustes na pré-carga da mola. A travagem é forte, potente, combinada e com ABS. Quando accionamos o travão traseiro, faz a repartição da travagem atrás e na frente e quando travamos com o da frente, apenas trava nesse disco. Quando usamos ambos em conjunto, temos uma travagem realmente potente e suficiente.
No que a motor diz respeito, mantém a traça que sempre caracterizou grande parte dos blocos franceses: o monocilindro de 125 cc, a 4T, refrigerado por líquido e com 14,6 cv mostra-se muito alegre e disponível, mas também algo ruidoso. Quando aceleramos, sobe rapidamente de rotação, proporcionando-nos arranques vivos e recuperações determinadas e imediatas, contrariando grande parte da concorrência. Se tivermos a sorte de apanhar uma recta seguida de uma descida, então, podemos mesmo chegar aos 130 km/h (marcados no velocímetro digital). Um oitavo-de-litro muito alegre, que também se destaca pelos acabamentos, todo tapado, em preto, com o símbolo da Peugeot em destaque.
No que diz respeito a consumos, obtivemos uma média de três litros aos 100 km, sem qualquer tipo de restrição ao punho do acelerador, com margem para baixar, se adoptarmos um estilo de condução mais tranquilo. As jantes maquinadas, em conjunto com outros detalhes estéticos, nomeadamente as aplicações em metal nas laterais frontais com a bandeira da França, contribuem de forma efectiva para a elegância global deste conjunto.
Destaque ainda para os faróis traseiros, também em LED e com inspiração nos automóveis. Quando travamos a fundo, acendem-se automaticamente os piscas de emergência. O assento é um pouco largo no arco das pernas, o que pode dificultar a vida dos mais baixos e menos experientes, mas compensa com o estrado plano e com 176 kg de peso a seco, distribuídos de forma homogénea.