Texto Domingos Janeiro • Fotos Rogério Sarzedo –
Instrumentos e equipamento
A nova vida da Peugeot celebra-se também com uma nova era tecnológica, focada essencialmente no painel de instrumentos, totalmente digital, com ecrã TFT e acesso aos menus em ambos os punhos, através dos quais podemos selecionar os dados de viagem, ou os ajustes da Pulsion, no que a informação diz respeito. O painel apresenta uma boa leitura, com muita informação que inclui todas as que são normais, mais a média de consumo e todas as informações disponibilizadas pelo sistema i-Connect.
Um dos grandes atractivos desta nova Pulsion é o sistema de conectividade i-Connect, que nos permite estar sempre ligados ao nosso smartphone e ver no painel TFT todas as informações que a este dizem respeito como as notificações das redes sociais, sms e chamadas recebidas.
Podemos ainda ver as indicações do GPS, para uma navegação mais fácil e simples. É necessário descarregar a aplicação Peugeot Motocycles e emparelhar, via Bluetooth com a Pulsion. Depois de emparelhado, temos apenas que descarregar os mapas de navegação e já está.
Na aplicação, no ecrã inicial (Vehicle) temos a informação básica sobre o estado da conexão; no menu Navigation podemos ver as indicações da navegação (GPS), através dos mapas que temos que descarregar para a aplicação (dados móveis ou wi-fi são necessários). No menu Dashboard encontramos informações mais detalhadas sobre o funcionamento da Pulsion e por fim, no menu Settings, podemos aceder a algumas configurações. Tudo muito fácil e intuitivo.
Estranhámos apenas o modo de funcionamento do nível de combustível, algo confuso no início porque não são as barras que descem ou sobem, mas sim a própria escala. O funcionamento do conta-rotações também é original, já que ao contrário do que é comum, funciona no sentido oposto aos ponteiros do relógio. No painel podemos ver os quilómetros total, parcial, média de consumo, autonomia, temperatura exterior e do motor, voltagem da bateria, data e hora. Ecrã dianteiro regulável (com recurso a ferramentas), descanso central e lateral (ao contrário do que é habitual, a scooter trabalha com os descansos abertos mas não arranca).
A nova Pulsion está disponível nesta versão, Allure, na cor vermelha e na versão mais desportiva, a RS, em preto mate com gráficos desportivos, a vermelho.