Um dos inconvenientes da transmissão final por corrente é exigir grande atenção, ao exigir lubrificação frequente e verificação/ajuste da sua tensão. Isto se quisermos que o conjunto de transmissão dure o máximo possível sem surpresas desagradáveis. Ou seja, temos que ter a latinha do lubrificante sempre à mão, mesmo com as mais modernas correntes com o-rings o x-rings; nas motos sem descanso central é preciso ser artista de circo para fazer a operação sozinho; o mais certo é que nos quilómetros seguintes vamos borrifar tudo e mais alguma coisa – jante, braço oscilante, malas, etc. – com aquele maldito lubrificante que se agarra a tudo menos à corrente! E de vez em quando temos que limpar a corrente… e tudo à sua volta. Já para não falar em ter um elo de ligação à mão, e um descravador e…
Nessa perspectiva, a transmissão por veio e cardã é muito mais conveniente, pois não precisa de nada disso (como a transmissão por correia, menos comum e que também tem as suas próprias idiossincrasias). Porém, é um sistema mais pesado, mais caro e mais complexo, e que não serve em todo o tipo de motos. Muito raramente dá problemas, mas quando acontece, exige intervenção especializada.
O melhor de dois mundos
Agora, a BMW conseguiu o melhor de dois mundos: uma corrente de transmissão que não precisa de lubrificação, nem de ser ajustada. A corrente BMW M Endurance assemelha-se às actuais correntes com anéis de vedação com secção em X (x-rings), mas em que os roletes são revestidos de carbono amorfo tetraédrico (ta-C, conhecido como diamante industrial ou carbono como diamante). Este revestimento, não só é extremamente duro e resistente, como oferece também um muito baixo coeficiente de fricção. Graças às características do carbono amorfo tetraédrico, não é necessária lubrificação e, como não há desgaste, também não é necessário ajustar periodicamente a tensão da corrente.
Para já esta tecnologia é aplicada apenas às correntes 525 para as S1000RR e S1000XR; pode ser montada quando for altura de trocar o conjunto de transmissão, ou vir já de fábrica quando se encomenda uma moto nova. A BMW planeia a sua introdução noutros modelos.
É curioso que, de todas as marcas de motos, esta aposta tecnológica numa corrente de transmissão final venha da BMW. Isto porque durante os seus primeiros 71 anos a construir motos, estas tiveram sempre transmissão por veio, uma das características tradicionais das motos da marca alemã. Só em 1994 surgiu a primeira moto BMW com corrente de transmissão, a F650.