Um dos mais conhecidos e experientes pilotos nacionais de todo-o-terreno, Mário Patrão, está de regresso para o Rali Dakar para a edição 2023 da maior prova de TT do mundo. O piloto português estará integrado na categoria Original by Motul, que, como sabemos, não inclui qualquer tipo de assistência exterior, o que apresenta dificuldades adicionais.
Mário Patrão já demonstrou noutras ocasiões ter o perfil ideal para enfrentar este Rali Dakar, demonstrando no seu historial ter elevados níveis de competitividade, desde resistência física à responsabilidade pela assistência na própria mota.
Mário Patrão irá competir na 45ª edição do Rali Dakar na categoria Original by Motul. De 31 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023, o piloto estará a surfar nas dunas da Arábia Saudita, e terá de enfrentar todos os desafios e imprevistos de forma completamente autónoma.
Leia também – Rali Dakar 2023: O guia completo
A dificuldade acrescida da categoria Original by Motul dá aos pilotos uma verdadeira experiência Dakar, e põe à prova todas as suas capacidades.
Os participantes são responsáveis pela manutenção dos seus veículos, demonstrando assim a sua resistência física e mental e a sua vontade de superação. Tendo participado em nove edições do Rali Dakar, Mário Patrão afirma que “Fazer esta corrida sem qualquer assistência na categoria Original by Motul é sem dúvida um grande desafio pessoal”.
O piloto que já se encontra na Arábia Saudita, no bivouac no Sea Camp, leva consigo na bagagem uma larga experiência nas mais diversas provas off-road.
Ao longo da sua carreira o Patrão conquistou quatro medalhas de ouro no ISDE (International Six Days of Enduro). Entre as suas muitas participações no Dakar, destaca-se a edição de 2016, na qual encabeçou a classe Maratona no 13º lugar da geral.
Com tantas provas dadas a nível nacional e internacional, o piloto da KTM demonstrou as suas capacidades em todas as competições, o que o torna num dos pilotos mais bem preparados para enfrentar o enorme desafio que é o Rali Dakar 2023 inserido na categoria Original by Motul.
Refira-se que a Motul apoia os participantes nesta categoria com os seus produtos, bem como a disponibilização do Laboratório Motul Racing. Desta forma, a empresa facilita a manutenção e o cuidado dos veículos etapa após etapa.
“Poder contar com o apoio da Motul é muito favorável, pois penso que eles têm os melhores lubrificantes do mundo e, para mim, é muito importante que a minha moto corra com o melhor que existe”, diz o piloto.
E quais são os objetivos traçados por Mário Patrão para este novo Rali Dakar, que será mais longo e mais duro?
“Quero ter um bom Dakar, sem qualquer contratempo, ser regular e tentar manter um bom ritmo. Espero não cometer os erros que cometi no ano passado e, embora seja um Dakar duro, espero ter a sorte que é necessária numa corrida desta dimensão”.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar diariamente tudo o que acontece no 45º Rali Dakar, que mais uma vez será disputado inteiramente na Arábia Saudita. A não perder!