Dakar 2024: “4 Grandes” e Toyota com motor a hidrogénio

Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha estão no Dakar juntamente com a Toyota, "a bordo" de um SSV com motor de moto a Hidrogénio, o HySE-X1.

HySE Hidrogénio no Dakar

Já tínhamos noticiado no ano passado que os quatro grandes construtores de motos japoneses se tinham juntado num consórcio (Hydrogen Small mobility & Engine technology) para explorar a utilização de hidrogénio na combustão de motores para motos, desenvolvendo o SSV HySE-X1.

No início do 46º Rali Dakar, que arrancou hoje na Arábia Saudita e que irá decorrer até ao dia 19 de janeiro, este consórcio, ao qual nesta ocasião se juntou a gigante Toyota, está na partida com o SSV HySE-X1 equipado com um motor Kawasaki preparado para usar o hidrogénio como combustível.

HySE Hidrogénio no DakarEsta participação está enquadrada na classe “Mission 1000 Series” (fica a saber mais aqui), parte do programa “Dakar do Futuro”, um esforço da organização para incentivar os construtores de veículos a desenvolver tecnologias alternativas de motorização para os seus veículos que sejam neutras do ponto de vista de emissões de carbono.

Leia também – Kawasaki revela motor a hidrogénio

O HySE-X1 que irá competir no evento baseia-se numa estrutura construída pela empresa Overdrive Racing, parceira da HySE, com um desenho modificado para acomodar um tanque de combustível de hidrogénio e um sistema de abastecimento de combustível. O motor que o propulsiona é a unidade a hidrogénio de moto da Kawasaki que a HySE está atualmente a utilizar nas suas atividades de investigação. Para esta ocasião, esta unidade de 4 cilindros, 998 cc e compressor, irá debitar cerca de 150 cv de potência com binário máximo de 200 Nm. O reabastecimento de hidrogénio e a manutenção serão efetuados pela Overdrive Racing.kawasaki

Segundo a equipa, isso permitirá identificar facilmente os potenciais problemas da pequena mobilidade que ainda são desconhecidos e acelerar o estabelecimento da tecnologia de base dos motores a hidrogénio.

Fotos: Dakar.com

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!